segunda-feira, 6 de março de 2017

Alice Vieira na DDJ

Foi com enorme satisfação que a Biblioteca Escolar (BE) aceitou a proposta da Leya em trazer a prestigiada escritora Alice Vieira à nossa escola. Para a sua receção a BE contou com a preciosa colaboração dos professores António Santos e Filipa Góis que criaram um original painel de divulgação, no polivalente da escola, servindo de “cartão de visita” a toda a comunidade educativa! Contou também com o contributo valioso e empenho das professoras Carla Sordo (“mentora” do livro de grandes dimensões!) e Gracinda Mateus na decoração da porta e espaço da BE. O exaustivo trabalho da Dª Margarida Morais (funcionária da BE) na criação do nome “Alice Vieira” em 3D, assim como nos móbiles das capas dos livros foram também de realçar e congratular! A BE elaborou o painel “Alice Vieira” (biografia, bibliografia, prémios/distinções, entrevistas, citações, cubos biográficos) e promoveu uma Feira de Autor, desde o mês de fevereiro.
Para que o Encontro fosse produtivo a BE contou com o empenho e a colaboração de alguns professores de Português, nomeadamente: Anabela Monteiro, Carla Sordo, Carminda Rega, Ermelinda Correia, Gracinda Mateus e Margarida Claro, que desenvolveram uma série de dinâmicas com os seus alunos que foram apresentadas no dia 2 de março, dia da receção.
Os alunos das turmas 5ºG e 5ºL (profª Carla Sordo), 6ºF e 6ºJ (profª Gracinda Mateus) leram inúmeros livros da Alice Vieira, desde a coleção “Livros com Cheiro …”, à recolha de contos tradicionais portugueses e realizaram inúmeros trabalhos escritos expostos num apelativo painel intitulado “Leituras e Conjeturas”, assim como em cartolinas afixadas no espaço da BE. Esta exaustiva apresentação de trabalhos é um ótimo testemunho da motivação e da orientação das referidas professoras, o que prova que tudo se consegue com trabalho e empenho!
Os alunos da turma 5ºB (profª Anabela Monteiro) leram também livros da escritora e partilharam os seus comentários, que foram igualmente expostos.
Na 1ª sessão com a escritora, os alunos do 7ºC, Afonso Sá, Marisa Silva, Matilde Costa, Miguel Maciel, Teresa Passadinhas e alunos do 7ºD, Alexandre Carvalho e Ângelo Azevedo, representaram talentosamente um excerto do livro Leandro, Rei da Helíria. A dramatização só foi possível graças ao empenho dos alunos e das professoras Ermelinda Correia e Margarida Claro que realizaram vários ensaios extra-aula! A BE agradece ainda ao prof. João Brito a ajuda na “construção” do castelo dentro do espaço da biblioteca, essencial à dramatização!
 Ainda nesta sessão, os alunos do 6ºF (profª Gracinda Mateus) efetuaram uma entrevista à escritora, que deu a conhecer pormenores e informações que tornam uma mais valia este tipo de atividades!
Na 2ª sessão, a aluna Raquel Coutinho da turma 5ºA (profª Carminda Rega) leu magistralmente um capítulo do livro Graças e Desgraças da Corte de El-Rei Tadinho – Monarca Iluminado do reino das cem janelas que enfeitiçou todos os presentes, assim como a Alice Vieira que lhe sugeriu a via da animação/representação!
A sessão continuou com a participação das alunas Bruna Sousa e Inês Trindade da turma 5º B (profª Anabela Monteiro) que explicaram, de forma afável, a razão da sua campanha pelo livro “Chocolate à Chuva”, no âmbito da iniciativa “Miúdos a Votos”. Nesta 2ª sessão participaram as turmas 5ºA, 5ºB e 5ºC.
Durante as sessões, Alice Vieira revelou-se comunicativa, eloquente e aprazível, satisfazendo a curiosidade de todos. Partilhou inúmeras confidências, surpreendendo pelas inúmeras atividades e energia que possui!
No final, ainda houve a sessão de autógrafos, fotos e até selfies!

Click to play this Smilebox slideshow



A BE agradece a todos os que contribuíram para que este Encontro fosse um sucesso. Agradece ainda à Leya e, claro, à escritora Alice Vieira por ter tornado tão especial este Encontro!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas


Sem comentários:

Enviar um comentário