domingo, 12 de março de 2017

Desafiar as diferenças!
Inclusão e o relacionamento entre pares
Na semana de 6 a 9 de março, a biblioteca escolar foi palco da realização de um ciclo de workshops sob a temática “Desafiar as diferenças!”, promovidos pela mediadora Joana Inácio em parceria com a Associação de Pais da DDJ e com a Educação Especial e que contou com a participação especial de um jovem universitário.
Joana Inácio foi contactada pela senhora Cátia Valadas, representante da Associação de Pais da DDJ, que é psicóloga e que acompanha há uns anos um jovem com autismo que realizou um percurso escolar e académico com sucesso e que propôs a realização de uma sessão dirigida a alunos sobre as necessidades educativas, inclusão e relacionamento entre pares, com a partilha de testemunho de um jovem adulto.




A sugestão foi aceite pela mediadora Joana Inácio que lançou a proposta aos diretores de turma do 5º e 6º ano, que se inscreveram livremente com as suas turmas nos workshops, tendo sido realizadas sessões para as turmas 5ºA, 5ºD, 5ºE, 5ºG, 5ºI, 5ºJ, 6ºA, 6ºB, 6ºD, 6ºF e 6ºJ.
Nas sessões os alunos visionaram o vídeo “Mary e Max – Síndrome de Asperger” em que Max escreve uma carta a Mary fazendo comentários oportunos sobre as suas dificuldades em relação ao seu autismo - síndrome de Asperger. Depois, tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho presencial do jovem David que apresentou de forma excelente o seu percurso de vida. Sempre cortês e assertivo, respondeu às questões colocadas pelos alunos, expondo como superou as suas dificuldades, deixando sábias mensagens de positivismo.
Durante as sessões, os alunos escolhiam folhas da “árvore da motivação” e liam frases de incentivo e encorajamento para encarar os obstáculos que vão surgindo no quotidiano.
Queremos agradecer à Dra. Cátia Valadas e à mediadora Joana sobre esta estratégia/intervenção, que teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre as caraterísticas dos jovens com necessidades educativas especiais, levando-os a refletir sobre as diferenças individuais, formas de inclusão e respeito pelas diferenças.
Ao jovem David, parabéns pela sua lição de vida!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário