domingo, 27 de novembro de 2016

Storytelling conquista adeptos!

O grupo de Inglês do 2º ciclo, em estreita parceria com a Porto Editora, através da consultora pedagógica, Luísa Moreira, proporcionou aos alunos do 5º ano de escolaridade a participação na atividade Storytelling, realizada no espaço da biblioteca escolar, no dia 17 de novembro.
Em inglês, a expressão “tell” a “story” significa contar uma história, logo Storytelling é a capacidade de contar histórias relevantes. É um método muito utilizado no contexto da aprendizagem, transmissor de elementos culturais, assim como regras e valores morais.
A cativante e espetacular profª Vanessa Reis Esteves é sem dúvida uma referência neste tipo de técnica. Utilizando o livro, palavras e recursos audiovisuais foi o centro das atenções. Afável, espontânea, sugestiva, ardente, segura, teatral, com uma voz adequada, clara e agradável, articulando na perfeição a linguagem, dominou a atenção dos alunos, gerando entusiasmo e proporcionando momentos de autêntico prazer, tornando esta atividade um verdadeiro sucesso!



Narrando, com a vivacidade que lhe é característica, realizou 4 sessões, envolvendo 180 alunos das turmas 5ºA, 5ºB, 5ºC, 5ºD, 5ºE, 5ºG, 5ºI e 5ºL.
Nunca é demais sublinhar a relevância deste tipo de atividades que estabelece importantes relações interpessoais. No meio de uma plateia, que ainda não domina a língua inglesa, o enredo da história, em que a “Truth” (verdade) vence a “Lie” (mentira), foi apreendido graças à performance da excecional contadora de histórias. Temos a certeza que quem pôde assistir, não esquecerá a canção (que anda a ser trauteada pela escola…), a história e a mensagem.
Parabéns ao grupo de Inglês, à Porto Editora e à profª Vanessa Reis Esteves, que é uma verdadeira inspiração na arte de contar!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário