sábado, 5 de novembro de 2016

Estórias para Todos

A Câmara Municipal de Sintra, através da Divisão de Educação/ Rede de Equipamentos Lúdicos, tem vindo a desenvolver, em colaboração com o Centro de Educação para o Cidadão Deficiente (CECD) de Mira Sintra o Projeto Estórias para Todos – Lendas de Sintra – projeto lúdico-pedagógico que tem como principal objetivo sensibilizar toda a comunidade educativa para o direito de inclusão da criança/jovem com necessidades educativas especiais, nos seus vários contextos de vida.
No dia 27 de outubro, três técnicos de animação da Câmara Municipal de Sintra (mais propiamente, do Centro Lúdico de Massamá, do Centro Lúdico das Lopas e do Centro Lúdico de Rio de Mouro) deslocaram-se à biblioteca, para apresentarem, através de comunicação aumentativa/alternativa e dramatizada, três lendas de Sintra, nomeadamente, a Lenda do Palácio Nacional de Sintra, a Lenda de Seteais e a Lenda do Cabo da Roca, para os alunos da Educação Especial do Núcleo da ESMA e da DDJ  (Sala de Atividades Educativas Funcionais) e para os alunos da turma 6ºD.
A atividade contou com a colaboração de alguns alunos da profª Anabela Carlos, que interagiram com os animadores na apresentação das lendas, contribuindo, desta forma, para o aumento da boa disposição. A música aliada ao toque dos arcos com guizos deu ainda mais alegria, bem patente nos rostos de satisfação da assistência.




No final, os animadores ofereceram dois cadernos de atividades com os símbolos ilustrados das três lendas e propuseram a construção de um Livro Especial, que serviria para re(contarem) as lendas aos colegas, amigos e familiares.
Este tipo de projetos é fundamental para que todos tenham acesso a uma educação que respeite as suas necessidades e caraterísticas.
Parabéns!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário