sábado, 19 de novembro de 2016

Práticas Pedagógicas Ativas
                                                … uma perspetiva diferente de aprendizagem!

O grupo de História e Geografia de Portugal ciente da importância das práticas pedagógicas na formação docente promoveu a realização da ação de formação “Práticas Pedagógicas Ativas”, dinamizada pelo professor Francisco Cantanhede, que teve lugar na biblioteca escolar, no dia 3 de novembro.



Através de uma linguagem clara, convincente e objetiva, atestada com exemplos práticos, o formador apresentou uma perspetiva diferente das técnicas clássicas de aprendizagem, sublinhando que na aprendizagem ativa, o aluno envolve-se não sendo um mero recetor de informações, mas participando de uma forma pró-ativa. Neste contexto, a postura do professor em sala de aula tem necessariamente que ser dinâmica, colocando o enfoque na elaboração de perguntas, tarefas, exercícios ou desafios motivadores que levem os alunos a interessarem-se pelo conhecimento. O professor aplica estratégias diferenciadas e propostas construtivas, de forma a envolver os alunos.
A sessão terminou num lanchinho, trazido de terras alentejanas pelo nosso amável convidado. Para além, das apetitosas empadas de carne, a enxovalhada, um bolo típico da doçaria da região do Alentejo fez as delícias dos professores participantes na formação, que agradecem o simpático gesto e a partilha de saberes e sabores!
Parabéns grupo de HGP!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário