domingo, 21 de fevereiro de 2016

 Valentine’s Day na BE!


O grupo de Inglês, em parceria com Educação Visual, Educação Tecnológica e a Biblioteca Escolar, comemorou o St. Valentine’s Day (Dia de S. Valentim … Dia dos Namorados) celebrado a 14 de fevereiro.
A história que deu o nome a este dia, tem por base a lenda de S. Valentim, um sacerdote católico que foi martirizado na Roma antiga, durante o governo do imperador Cláudio II. Este imperador com o objetivo de formar um enorme e poderoso exército proibiu a realização de casamentos. Valentim revoltado com a imposição do imperador continuou, em segredo, a celebrar casamentos. Esta prática foi descoberta e o sacerdote foi preso e condenado à morte. Durante o seu cativeiro, muitos jovens deixavam bilhetes e flores dizendo que ainda acreditavam no amor. Uma das jovens, Asterius, que era cega e filha do carcereiro, pediu permissão ao pai para visitar Valentim. Os dois apaixonaram-se e, milagrosamente, Asterius recuperou a visão. Valentim escreveu uma carta de amor para a jovem, assinando “do seu Valentim” expressão que até aos dias de hoje é utilizada. Valentim foi decapitado a 14 de fevereiro de 270. A Igreja Católica e as Igrejas Orientais reconheceram-no como santo, São Valentim.
Imbuídos deste espírito, na comemoração do Dia de S. Valentim, os alunos escrevem cartas de amor e/ou de amizade e depositam-nas na “Joaninha do Amor” (caixa do correio), que se encontra na biblioteca, para serem distribuídas. Como este ano o dia 14, foi domingo, na 2ª feira, os “carteiros” do Love Mail (Celestino Dombele e Mário Pinto, do 8ºB) efetuaram a sua distribuição nas salas de aula, sala de professores, bar, reprografia e pavilhões.
O espaço da biblioteca foi decorado com corações tridimensionais, executados em ET e em EV, com mensagens redigidas em inglês. No âmbito destas últimas disciplinas, os alunos elaboraram imensos postais que estão expostos e que tornaram o ambiente colorido, acolhedor e romântico, sobressaindo ainda os “Lenços dos Namorados”, realizados pelos alunos na disciplina de Francês.

A profª bibliotecária agradece a colaboração das professoras Ana Paula Figueiredo, Carla Sordo, Gracinda Mateus e das auxiliares da BE, Graça Moreira e Margarida Rosa Morais que apoiaram ativamente a montagem da exposição.
A criatividade e a qualidade dos trabalhos são os segredos do sucesso desta atividade!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário