quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

“Newton gostava de ler!”
Módulo I 2015/2016 – Creme de mãos

No dia 22 de janeiro, a professora bibliotecária realizou mais uma sessão - Módulo I “Creme de mãos” - da 4ª fase do Projeto “Newton gostava de ler!”, solicitada pela professora Sandra Soares, no âmbito da disciplina de Físico Química, para a turma 8ºA.
A iniciar a sessão, a PB leu um excerto do “Monólogo das mãos”, de Giuseppe Ghiaroni, cuja mensagem converge para o conceito que as nossas mãos são capazes dos gestos mais simples e das coisas mais extraordinárias! Através de um jogo lúdico, em que a PB expressava por mímica sentimentos, os alunos, em simultâneo, identificavam-nos e constataram que os cegos veem com as mãos, os surdos-mudos falam e ouvem com as mãos!
Seguidamente, os alunos visionaram um PowerPoint relativo à constituição da pele (epiderme, derme e hipoderme) e aos conceitos de impermeabilização, proteção, termorregulação e funções sensoriais. Aprenderam que a cor variável das mãos depende da quantidade e tipo de melanina que cada ser humano tem.
As mãos merecem cuidados que não se restringem apenas a uma pele e unhas bonitas. Como absorvem grande parte da radiação solar, estão expostas e em contacto com vários produtos, ficando, dessa forma, mais sensíveis à desidratação e às mudanças de temperatura. Para garantir a elasticidade da pele, as mãos devem estar sempre hidratadas, sendo muito importante protegê-las!
Na parte experimental, os alunos produziram creme de mãos e aplicaram-no, deixando-as suaves e hidratadas.


Click to play this Smilebox slideshow


Mais uma vez, foi percetível que o Projeto Newton constitui um importante recurso metodológico, facilitador do processo de ensino-aprendizagem, que possibilita a experimentação, despertando a curiosidade e o interesse dos intervenientes.
No final da sessão, os alunos receberam uma pequena oferta da BE: uma caixinha com a “receita caseira” do creme!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário