sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Muito, muito … “Gelado Científico” na BE

No âmbito do Projeto “Newton gostava de ler!” foram realizadas, nos dias 3 e 4 de fevereiro, mais 4 sessões do Módulo “Gelado Científico” para as turmas 7ºA e 7ºC da profª Berta Bagorro e para as turmas 8ºD e 8ºE da profª Emília Melo.
Este projeto conjuga a leitura/visionamento de vídeos com a transmissão de conteúdos em que, transversalmente, a ciência está presente. Os professores empenhados criam pontes e motivações promovendo ou consolidando conteúdos curriculares com a realização destas pequenas ações experimentais, tornando exequível parte da missão da biblioteca escolar: criação de contextos aprendentes, que contribuam para a melhoria dos níveis de formação dos seus utilizadores.
Na 1ª parte da sessão, os alunos visionaram o trailer oficial do filme “O Grande Milagre”, inspirado numa história verídica (resgate de três baleias cinzentas presas no gelo, no Alasca, situação denunciada por um repórter e por uma ativista do Greenpeace, que acabou por unir as duas grandes potências rivais da época – Estados Unidos e União Soviética, durante a “Guerra Fria”) e o trailer do filme “A Idade do Gelo 2 – Descongelados” que retrata uma hilariante jornada através do mundo em degelo em que a personagem Scrat (esquilo solitário e hiperativo) tem como única obsessão obter/manter consigo a sua noz.
Na parte experimental, os alunos confecionaram gelado, saborearam-no e como oferta da BE receberam, em formato taça de gelado, a receita do mesmo, possibilitando a sua replicação em casa.




A profª bibliotecária agradece às professoras Berta Bagorro e Emília Melo por integrarem diversos recursos, promovendo a autonomia e as aprendizagens dos alunos!


Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário