sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Bullying NÃO!!!




No dia 18 de novembro, decorreu no espaço da biblioteca escolar, uma ação de informação/sensibilização sobre o Bullying, dinamizada pela professora, Cláudia Manata, representante do Instituto de Apoio à Criança e enquadrada na atividade do Projeto PESES (Projeto de Educação para a Saúde) e Gabinete de Educação para a Saúde e Sexualidade do agrupamento e o Dia Internacional da Tolerância - 16 de novembro.
Nesta ação, participaram as turmas 6ºM, 6ºVAD e 9ºC, por se considerar que beneficiariam do conhecimento/esclarecimentos mais aprofundado desta realidade.    
Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física, ou psicológica, intencionais e repetidos praticados, por uma pessoa ou grupo de pessoas, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa incapaz de se defender.
Em todo o mundo, todos os dias, alunos sofrem com este tipo de violência que muitas vezes é disfarçada como forma de “brincadeira”.

A professora Cláudia Manata abordou esta temática de uma forma esclarecedora e autêntica, reforçada pelo visionamento de vídeos que expunham situações reais deste ato de violência. Referenciou ainda o Cyberbullying, tipo de violência efetuada contra uma pessoa, praticada através da Internet ou de outras tecnologias relacionadas, intimidando, difamando, insultando ou atacando covardemente alguém próximo ou até mesmo desconhecido.
Atualmente, praticar o cyberbullying é mais fácil para os agressores, porque podem fazê-lo de forma anónima nas diversas redes sociais, com conteúdos ofensivos e caluniosos.
Mas, por meio de leis anti-cyberbullying, que atualmente vigoram, os agressores anónimos podem ser descobertos e processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a indemnizar a vítima.
Estudos recentes revelam que estes atos de violência podem ter consequências muito graves no desenvolvimento psicológico dos alunos/colegas, ou pessoas visadas, gerando problemas na autoestima e até, em casos extremos, provocado suicídios e outras tragédias.
No final da ação, os alunos receberam o Folheto “Bullying NÃO!!!” com informações importantes e com os contactos da “Linha SOS-Criança”.

É necessário CONSCIENCIALIZAR as crianças e jovens deste ato de violência!

Um agradecimento à profª Cláudia Manata pela disponibilidade demonstrada e à Mediadora Escola, Joana Inácio, por esta iniciativa, fundamental na educação para a cidadania que visa formar pessoas responsáveis e solidárias, que tenham como referência a consciência dos direitos humanos, assim como os valores da igualdade, da democracia e da justiça social!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas 

Sem comentários:

Enviar um comentário