sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Concurso “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”



O mês de outubro é considerado o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Com esta designação pretende-se reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e valorizar a sua ação nas aprendizagens das crianças e jovens, em todo o mundo.
A International Association of School Librarianship – IASL – todos os anos propõe um tema aglutinador, e o deste ano foi: “A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias”.
Com o intuito de assinalar esta iniciativa, e como é habitual, as bibliotecas escolares da DD Jardo e da ESMA, em colaboração com os professores de Português e em estreita parceria com as Escolas Básicas do 1º Ciclo, dinamizaram um concurso relativo a esta comemoração, premiando os trabalhos mais apelativos, atraentes e criativos, retribuindo o empenho demonstrado nos trabalhos realizados.
No agrupamento, todas as escolas participaram, excetuando, naturalmente as turmas do pré-escolar. Foi, com enorme satisfação, que recebemos 262 trabalhos, que estiveram em exposição, na biblioteca da DDJ, desde o dia 7 ao dia 21 de novembro.
Dos trabalhos apresentados, realçam-se os realizados pelos alunos das nossas EB1, num total de 145, que resultaram de uma estreita simbiose professor/aluno/pais e encarregados de educação. Muitos dos trabalhos elaborados implicaram uma autêntica inter-relação, escola/casa, traduzindo-se num fundamental e relevante envolvimento dos pais/EE, na concretização desta atividade.
Esta articulação, merecedora de destaque, aliada ao engenho, imaginação e qualidade revelados impeliu-nos a atribuír 17 prémios aos alunos do 1º Ciclo e consequentemente aos pais e encarregados de educação, apoio crucial no desempenho escolar dos seus educandos. Pais/EE cooperativos e que se envolvem nas atividades promovidas pelas escolas são uma mais valia! A equipa da BE, devido à particularidade e aos atributos dos trabalhos participantes no concurso, dos alunos do 1º ciclo, optou por premiar vários trabalhos ex-aequo, como se pode constatar pelas fotos publicadas.


Nos outros anos de escolaridade os alunos premiados foram:

Rosiane Santos, turma 9º2 - Português Língua Não Materna - ESMA




Inês Tigeleiro, turma P32 - ESMA



Mara Correia, turma 6ºB - DDJ





Filipa Sofia Domingues, turma 5ºL - DDJ




Agradecemos a todos os professores, alunos, pais e encarregados de educação envolvidos na atividade, o empenho e a dedicação demonstrados!

A todos os nossos sinceros parabéns!

Professoras bibliotecárias

Gina Rodrigues e Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário