terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O MUNDO SOMOS NÓS!

No âmbito da comemoração do “Dia Internacional dos Direitos da Criança” (20 de novembro) e do “Dia dos Direitos Humanos” (10 de dezembro) o grupo de História e Geografia de Portugal, em parceria com a Biblioteca Escolar, dinamizou a atividade O MUNDO SOMOS NÓS!, envolvendo todas as turmas do 2º ciclo. Esta iniciativa teve como objetivos fundamentais salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo e promover os direitos humanos básicos que todos os cidadãos devem possuir.
As 11 turmas de 5º ano abordaram os Direitos da Criança, tendo cada turma refletido e aprofundado um dos direitos expressos na “Declaração dos Direitos da Criança”. As 12 turmas de 6º ano pesquisaram e exploraram diversas temáticas, nomeadamente: direito a ser diferente; direito à tolerância; direito à liberdade de expressão; direito ao trabalho digno; direito a escolher uma profissão; direito à solidariedade (Banco Alimentar); direito a preservar o ambiente; direito à paz; direito a respeitar as normas de vivência em sociedade; direito à emancipação; direito à igualdade e direitos da Mulher.
As duas frases/reflexões mais significativas de cada turma (uma positiva e outra negativa) foram expostas num Smiley Face (representação de uma carinha, criada pelo designer Harvei Ball Frend, com o objetivo de estimular o bom e o mau humor, tornando-se atualmente numa das formas não-verbais de comunicação, mais conhecidas, por influência da Internet) no espaço da biblioteca.
No placar destinado à concretização da atividade, é de salientar o trabalho realizado pela criativa assistente operacional da biblioteca escolar, Graça Moreira, que elaborou “personagens” de quatro povos étnicos - africano, asiático, europeu, indiano e indígena – com o intuito de representar todos os seres humanos, que independentemente da raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma e religião devem usufruir dos direitos expressos na Declaração, sem discriminação.

No dia 20 de novembro, no âmbito da Educação para a Cidadania, a professora Fátima Marques realizou, na biblioteca, uma sessão para os alunos da sua direção de turma – 8ºA – abordando o tema dos “Direitos”, através do visionamento de elucidativos e pedagógicos documentários.

“A prática da cidadania só adquire sentido se no seu horizonte estão
os direitos de todos, a igualdade perante a lei, a defesa do bem comum”.


                                                João Batista Libânio


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário