segunda-feira, 24 de novembro de 2014

 Prossegue o conhecimento científico na biblioteca…


Projeto “Newton gostava de ler!”

O espaço da biblioteca renova-se, constantemente, com a realização das sessões, no âmbito do Projeto Newton, em que a parte experimental, aliada à leitura, desperta nos alunos interesse e entusiasmo em adquirir novos saberes, que através de uma forma lúdica contribui para a valorização da sua aprendizagem.
O dia 13 de novembro, com a realização de três sessões do módulo V - “A arte de calcular” - confirma perfeitamente esta evidência.
As duas sessões, realizadas no turno da manhã, tiveram como destinatários os alunos das turmas, 5ºC e 6ºC que participaram na atividade com a professora de Matemática, Anabela Carlos. A terceira sessão foi efetuada, das 14.10h às 15.10h, para os alunos da turma 6ºJ, da professora Paula Pereira, que leciona à referida turma, equitativamente a disciplina de Matemática.
As sessões, dinamizadas pela professora bibliotecária, são compostas por duas partes que se complementam. A primeira é de leitura - apresentação do livro “200 Amigos (ou mais) para 1 vaca”, de Alessia Garilli e Miguel Tanco e a segunda - parte experimental-resolução dos enigmas matemáticos.
É com agrado que observamos os alunos, em trabalho de grupo, comunicar entre si, tentando solucionar os problemas, alcançando-os de forma compartilhada. Através deste método de trabalho, os objetivos são partilhados, as opiniões divergentes são estimuladas, possibilitando alcançar resultados, em que a cooperação entre os membros é fundamental.
Click to play this Smilebox slideshow



A profª bibliotecária agradece a colaboração das professoras Anabela Carlos e Paula Pereira, que contribuem para o desenvolvimento do método construtivo da aprendizagem proporcionando a participação dos seus alunos em atividades extra-aula. “Os caminhos para a aprendizagem são amplos, os estímulos diversificados, tendo sempre que se ressaltar as potencialidades anunciadas pelo aluno”.
Obrigada, colegas por serem parceiras no papel que a BE tenta desempenhar na formação/aprendizagem e educação integral do aluno!


Profª bibliotecária
Lígia Freitas 



Sem comentários:

Enviar um comentário