domingo, 2 de novembro de 2014

Projeto Newton … na BE é o que está a dar!

A profª bibliotecária, Lígia Freitas, com a colaboração do professor Filipe Fernandes, realizou mais uma sessão, no âmbito do Projeto “Newton gostava de ler! - do Módulo II “Biodiversidade da Manta Morta”, no espaço da biblioteca escolar.
No dia 30 de outubro, os alunos da turma H, do 5º ano, acompanhados pelo prof. Filipe Fernandes, que leciona a disciplina de Ciências Naturais, assistiram à apresentação e leitura expressiva de excertos do livro “Há um Cabelo na Minha Terra!,” de  Gary Larson, apoiada pela exibição de ilustrações alusivas à história, efetuada pela profª bibliotecária.
Após a leitura, visionaram ainda a apresentação em PowerPoint “Conteúdos Curriculares – Biodiversidade da Manta Morta”, como consolidação de conteúdos abordados nas aulas: biodiversidade; cadeia alimentar; constituição da manta morta; formação do húmus e constituição do solo.
Na parte experimental, os alunos analisaram, com entusiasmo, várias amostras de manta morta e, com a ajuda de uma lupa de mão, procuraram seres vivos que colocaram com uma pinça numa caixa transparente, identificando-os.
Click to play this Smilebox slideshow


No final da sessão, os alunos receberam um folheto – “Newton gostava de ler! – Módulo II Biodiversidade da manta morta”, elaborado pela profª bibliotecária, para ser explorado na aula, pelo professor Filipe, que valoriza a experimentação nas aulas de ciências, contribuindo desta forma para a qualidade de ensino, que muitas vezes é abstrato para o aluno. A experimentação/simulação, segundo o professor, possibilita a aprendizagem significativa do conteúdo, e é mais um recurso pedagógico que estimula a aprendizagem e desenvolve no aluno a capacidade de analisar, argumentar e interagir diante de situações-problema, contribuindo para a construção do conhecimento significativo.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas 

Sem comentários:

Enviar um comentário