quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


ZeKa Cintra na BE

No dia 12 de dezembro, a BE recebeu o ilustrador brasileiro Zeka Cintra, natural de Ituverava (interior de São Paulo), graduado em Artes Plásticas pela UESL (Jabuticaba/São Paulo).
Esta atividade, proposta pelo professor Ricardo Ramos em parceria com a Biblioteca Escolar e com o grupo de Educação Visual, foi divulgada através de cartazes e de uma folha informativa.
Com o objetivo de estimular nos alunos a sua expressão plástica, propôs-se a elaboração de uma ilustração, para uma capa de um livro. Os três melhores trabalhos receberiam um livro oferecido e autografado pelo próprio ilustrador.

No dia do “Encontro”, a presença de ZeKa Cintra captou logo a curiosidade dos alunos, reforçada ainda mais pela simpatia que se estabeleceu, de imediato, entre o ilustrador e os alunos que tiveram oportunidade de participar neste Encontro. Zeca Cintra revelou o seu percurso de vida e mostrou várias ilustrações, destinadas sobretudo à literatura infanto-juvenil. O seu trabalho sobressai pelo traço cuidado, pelas cores vibrantes e riqueza de detalhes. A sua filosofia de trabalho é executar tudo com muita emoção, destacando-se o perfecionismo e a precisão nos detalhes mais ínfimos que conferem um elevado grau de profissionalismo a todo o seu trabalho.
Zeka Cintra ilustrou, entre outros livros, Um menino diferente; A Barca dos Feiosos; As Aventuras do Gui (coleção); Os Meninos das Costas Perfeitas; Ernesto o menino com gaguez em família e Coisas de Bichos.

No final do Encontro Zeka Cintra, amavelmente, fez o retrato de muitos alunos presentes, oferecendo-os, como recordação da sua presença. Conforme o prometido, selecionou as melhores ilustrações e ofereceu aos autores desses trabalhos três dos seus livros, autografados, tornando-os ainda mais especiais!
Click to play this Smilebox scrapbook
 
 
 Um muito obrigado ao amável ilustrador e ao professor Ricardo Ramos pela iniciativa!

 
Os alunos premiados:

Ø  Inês Policarpo, 5º G (recebeu o livro O Gui na Praia);
 

Ø  Sara Patrícia Mendes, 6ºD (recebeu o livro O Gui e o Primeiro dia de aulas;
 

Ø  Inês Figueiredo, 6º Q (recebeu o livro A Máscara do Gui).

 
Parabéns aos vencedores e votos de que continuem a dar largas à sua criatividade!
Profª bibliotecária 
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário