quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


“Newton gostava de ler!”

Módulo I – Lâmpada de Gelo

A BE está a participar no Projeto “Newton gostava de ler!”, que resulta da parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares, a Fábrica Ciência Viva de Aveiro e o Centro Ciência Viva de Sintra (CCVS). Tem como objetivo principal a criação de um programa anual de leitura de livros de ciência, com a realização de pequenas atividades experimentais no espaço da biblioteca.

Foi com enorme expetativa que a turma 5ºB, acompanhada pelas professoras Lígia Freitas e Anabela Monteiro, receberam as monitoras do CCVS e a professora Isabel Mendinhos. A sessão começou com a leitura expressiva, por parte da profª bibliotecária, de excertos da obra “Os Mistérios de Casimiro”, de António Pocinho, que cativou os alunos pela história divertida da vida de um adolescente que se debatia sobre assuntos da vida, do universo e da ciência, onde o humor estava sempre presente.

Depois, chegou o momento tão esperado! Os alunos, sob a orientação das monitoras do CCVS, ficaram a conhecer o fenómeno da refração da luz ao passar no gelo e descobriram que, com a ajuda de circuitos elétricos, a luz emitida pelo LED se espalhava no interior de um simples balão, que cheio de água e colocado no congelador, proporcionava um surpreendente fenómeno: uma lâmpada de gelo!
 
Click to play this Smilebox slideshow
 
 
Todos os grupos ficaram estupefactos e adoraram a experiência… e o momento em que viram as suas lâmpadas de gelo foi mágico!
No final da sessão, ainda receberam um marcador de livros com a explicação da experiência no verso, elaborado pela profª Lígia Freitas, para poderem pôr em prática o que aprenderam.
Resta agradecer à AO Graça Moreira a elaboração do painel de divulgação do projeto!
 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário