domingo, 23 de dezembro de 2012


Palestra “Divindades do Antigo Egito”

No dia 22 de novembro, a BE recebeu o Professor Doutor José Sales, egiptólogo conceituado e docente do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta, que, amavelmente, aceitou o convite efetuado pelo grupo de História, para realizar uma prolífica e cativante palestra sob a temática “Divindades do Antigo Egito”, dirigida aos alunos do 3º ciclo.

O grupo de História convidou-o porque ele é um especialista nesta área da História Antiga que os alunos apreciam e que os professores nas aulas não têm tempo para poder desenvolver. Na BE estiveram presentes cinco alunos por cada uma das turmas do 7º ano e professores do Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

O Professor Doutor José Sales mostrou aos nossos alunos, de uma forma simpática e cativante, que as divindades egípcias personificavam várias características humanas, e principalmente várias características de animais que os egípcios muito admiravam, daí as formas humanas, animais e mistas dessas divindades. Mostrou ainda, o que suscitou ainda mais interesse e animação, que os símbolos escolhidos pelos seus clubes desportivos na atualidade se regem pelos mesmos princípios dos egípcios, ou seja, cada clube ou organização escolhe para símbolo um animal (águia, leão, dragão, etc.) com o qual mais se identifica, devido às suas características extraordinárias.

 
Esta atividade integrada no “Projeto Saber +” proporcionou um momento especial de aprendizagem, que é sempre uma mais-valia na formação dos alunos.

Ao grupo de História os parabéns pela iniciativa!
 
A equipa da BE

Sem comentários:

Enviar um comentário