quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


Projeto “Newton gostava de ler!”
Módulo II – Biodiversidade da manta morta

 
A 2ª sessão do projeto “Newton gostava de ler!”, relativa à biodiversidade da manta morta surpreendeu, como se previa, os alunos do 5ºB.

A sessão iniciou-se com a leitura, efetuada pela profª Lígia Freitas, de excertos do livro “Há um Cabelo na minha Terra!” – uma história de minhocas, de Gary Larson, apoiada pelo visionamento de uma apresentação em PowerPoint com ilustrações que serviram de complemento à leitura da história, assim como a apresentação, em papel cenário, da família de minhocas (elaborada pela AO Graça Moreira) e uma réplica da sua mesa de jantar.

O humor do autor presente em toda a narrativa, encantou os alunos, arrancou sorrisos, e expôs a diferença entre a visão idealizada que temos da Natureza e a realidade da vida dos seres vivos.

Depois foi a vez da parte experimental, em que os alunos analisaram várias amostras de manta morta e, com a ajuda de uma lupa de mão, procuraram seres vivos que colocaram com uma pinça numa caixa transparente. Após a identificação dos seres vivos e através do uso de fichas/chaves dicotómicas agruparam-nos segundo as suas principais caraterísticas.

No final, escolheram um ser vivo e fizeram o seu desenho registando no cartão as caraterísticas morfológicas do mesmo. Apoiados pelas monitoras do Centro de Ciência Viva de Sintra, ainda puderam observar alguns seres vivos num microscópio de alta potência, instrumento muito importante para a pesquisa científica, principalmente biológica, pois permite estudar um grande número de espécies de seres vivos extremamente pequenos.
Click to play this Smilebox slideshow
 
 
Foi uma sessão muito dinâmica e educativa!
 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário