domingo, 23 de dezembro de 2012


“Os Direitos da Criança” – Projeto de escrita colaborativa

 

A BE, ciente que o tema dos “Direitos Humanos” é abordado no âmbito da Formação Cívica (particularmente no 5º ano de escolaridade) e tendo a preocupação em promover momentos de reflexão sobre o “Dia Internacional dos Direitos da Criança” (celebrado a 20 de novembro) lançou um projeto de escrita colaborativa, prática adotada todos os anos letivos.

Para motivar a participação dos alunos, a BE contou com a colaboração dos diretores de turma que incentivaram os alunos a dirigirem-se à biblioteca (de 20 a 30 de novembro) para participarem na atividade.

Para apoiar a abordagem deste tema a professora bibliotecária disponibilizou o conto “Uma Aventura na Terra dos Direitos”, de Paula Magalhães e o desdobrável da Unicef, sobre “Os Direitos da Criança”.

A atividade contou com o registo de 43 opiniões/comentários, envolvendo alunos do 5º ano (turmas B, C, G, M, N), do 6º ano (turmas L,O, P), do 7º ano (turma C) e do 8º ano (turmas A e C). É de destacar a participação dos alunos do 6ºP, que registaram o maior número de frases, testemunho de uma elevada motivação da diretora de turma, a quem damos os nossos parabéns!

De todos os comentários que recebemos salientamos quatro, a quem atribuiremos um prémio e diploma.

A BE agradece a colaboração dos diretores de turma e dá parabéns aos alunos vencedores!

 
Comentários vencedores:

“ Todas as crianças têm o direito a não serem violadas, nem raptadas… mas, o maior direito é terem uma família, um pai e uma mãe juntos ou separados O importante é serem amados e terem todas os mesmos direitos.”

Juliana Filipa, 5ºC

 
“ Todas as crianças têm direito a serem livres, a serem felizes e bem tratadas. Todas devem ser respeitadas e ouvidas. Todas as crianças, principalmente, têm direito a terem dinheiro e comida na mesa”.

Ana Filipa Ferreira, 6ºO

 
“ As crianças têm direito a divertirem-se e também o dever de obedecer. Não devem ser agredidas, nem exploradas. Os professores também podem brincar connosco, mas devem respeitar a nossa privacidade”.

Danivaldo Nunes, 6ºP


“ As crianças têm direito a serem amadas, tal como a serem educadas por pessoas decentes, não interessando a cor, raça, ou sexo, o que importa é serem respeitadas. Não é por serem castanhas, brancas ou amarelas que o carinho e o amor vai mudar”.

 
Carolina Rodrigues, 7ºC

 
A profª bibliotecária
Lígia Freitas

 

Sem comentários:

Enviar um comentário