sábado, 4 de fevereiro de 2012

ViVer o Conto
O Cuquedo

Nos meses de fevereiro e março, as professoras Lígia Freitas e Joana Pedro disponibilizaram-se para dinamizarem sessões da “Hora do Conto”, dirigidas aos mais pequeninos, nomeadamente aos alunos do pré-escolar e do 1º ano de escolaridade, das escolas do agrupamento.

No dia 2 de fevereiro a turma do 1ºD, da EB1 Mira Sintra 2, acompanhada pelas professoras Ana Paula Maurício e Helena Mª Marques Conceição, assistiu à apresentação do livro O Cuquedo, de Clara Cunha. Os alunos, após a leitura expressiva do livro, puderam ouvir uma canção, tocada ao vivo, pela profª Joana Pedro, que com o seu estilo rock arrebatou os participantes. Após o momento musical, os alunos puderam dar largas à sua criatividade, com a elaboração de ilustrações do seu cuquedo.

A sessão contou ainda com a apresentação do cenário (elaborado pela AAE Graça Moreira) e do “Cuquedo” (elaborado pela AAE Irene Matos) que criaram o ambiente propício à leitura da história.

No final, a professora Lígia Freitas distribuiu vários materiais, que elaborou, para a professora da turma efetuar a exploração plena do livro apresentado nos vários domínios, a saber:

Ø  Folha da Ilustração (a todos os alunos e professores)

Ø  Guião de Leitura (a todos os alunos e professores)

Ø  Ficha de Apoiodomínio da Matemática (a todos os alunos e professores)

Ø  Ficha Informativa Conhecer para Aprender… (a todos os alunos e professores)

Ø  Ficha de Apoio – O Convite (ao professor)

Ø  Ficha de Apoio – A Receita (ao professor)

Ø  Ficha de Apoio – Como fazer um Pompom? (ao professor)

Ø  CD com a gravação da história

A realização destas sessões tem como grandes objetivos a motivação para o livro e leitura e o estreitamento de laços entre a escola sede e as EB1 do agrupamento. Divulgamos algumas fotos que testemunham os vários momentos da atividade e que retratam este momento tão bem passado!

Click to play this Smilebox slideshow
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

1 comentário:

  1. olha quem esta aqui o faisca....ehehe.
    Estão todos de parabens realizaram um excelente trabalho mais uma vez parabens...

    ResponderEliminar