segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Alerta!
Internet Segura!

 Como sabemos, no mundo atual, as crianças e os jovens são grandes utilizadores da Internet, que lhes proporciona acesso a um infindável mundo de informação. Este conhecimento das tecnologias da informação e comunicação tem benefícios positivos, mas também negativos o que preocupa pais e educadores.

As crianças e jovens, devido à sua idade, têm curiosidades e até uma certa ingenuidade que não lhes permite aperceberem-se das utilizações perigosas da Internet. Os perigos aparecem em textos, fotos e também em conteúdos interativos ou conversas na rede.
Consciente que, evitar a utilização negativa deste recurso, parte da prevenção através da informação fornecida aos jovens, a BE estabeleceu parceria com o professor de TIC, Nuno Sousa, e no âmbito da Semana da Internet Segura, realizou-se sessões de sensibilização com o objetivo de alertar para os perigos na Net.
O prof. Nuno Sousa mostrou diversos vídeos, consciencializando para esses perigos, comentou cada uma das situações visionadas e estabeleceu diálogo com os alunos que lhe colocaram questões pertinentes.

Click to play this Smilebox collage
No final das sessões, a profª bibliotecária distribuiu o Guia para a Segurança na Net, que elaborou e que sintetiza um conjunto de informações de prevenção e de ajuda para os jovens saberem como agir em situações de risco.
Ao longo do ano, iremos realizar mais sessões, para alertar a maioria dos alunos dos riscos e contribuir desse modo para uma navegação segura.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário