quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

AJUDARIS’16 HISTÓRIAS DE ENCANTAR!

O projeto Histórias da Ajudaris é um projeto emblemático da Ajudaris, que promove a leitura, a escrita, a arte e a cidadania. As crianças e jovens, orientadas pelos professores, são autoras de histórias sobre temas propostos, como os afetos, a solidariedade, a cidadania, o ambiente e os valores. Cada história conta com um ilustrador solidário e o valor dos livros reverte a favor de crianças e famílias carenciadas.
A Ajudaris, fundada em 2008, é uma instituição particular de solidariedade social e humanitária, de âmbito nacional.
No ano de 2016, a Ajudaris recebeu 1025 histórias sobre a temática proposta - “Alimentação e o Combate ao Desperdício”, tendo sido selecionadas 585 e publicadas 104!
Acreditando que a solidariedade nasce de simples gestos, a profª de Português Maria José Maciel incentivou as suas turmas a participarem neste projeto. Foi com enorme alegria que recebemos a informação de que a história “A Vista da Minha Casa”, escrita pela nossa estimada aluna Luna Santos Rosa, atualmente da turma 9ºB, foi publicada no livro AJUDARIS’16.
A história da Luna contou com a valiosa participação do ilustrador Ricardo Jorge (ex-professor de Educação Visual na DDJ, de quem temos muitas saudades!), que deu cor e vida às personagens.
No dia 15 de dezembro, a nossa escola teve o prazer de receber a profª Manuela Espadinha (Diretora do Agrupamento de Escolas de Santo António) e a profª Mafalda Araújo (adjunta da Direção desse agrupamento) que amoravelmente vieram do Barreiro para partilharem a sua experiência neste projeto, e a quem agradecemos.
Ainda houve tempo para se partilharem textos, poemas, frases, pensamentos e uma letra de música “em jeito de rap”!
No final da sessão, saboreou-se um pequeno lanche realizado pela turma e pela profª de Português, em que o bolo feito pela Luna foi muito apreciado. Tirou-se também uma foto de grupo para guardar no sótão da memória!



A profª bibliotecária agradece a colaboração da assistente operacional Margarida Morais na elaboração dos placares, assim como às professoras “visitantes” pelos depoimentos e testemunho com que nos mimosearam!
Parabéns à profª Mª José Maciel por acreditar na magia dos pequenos gestos e à nossa Luna, que se tornou numa verdadeira autora de histórias de encantar!

APOIE o Projeto … está no coração de cada um fazer a diferença! Todas as ajudas contam!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

1 comentário:

  1. Adorei ter tornado um pequeno sonho numa ação solidária real. Depois, não há palavras, quando se vêem sorrir os nossos jovens. Obrigada pelos gestos e pela ternura de quem colaborou comigo diretamente: a direção com o consentimento para a realizacao da atividade, a coordenação da escola, com a simpatia na receção das professoras que se deslocaram à nossa DDJ para nos dar o seu direto testemunho,à professora Lígia Freitas, que me auxiliou, dedicadamente, na divulgação do evento e me acompanhou, no decorrer da atividade, à Dona Margarida Rosa,que colocou o adorno na mesa e arranjou o espaço da BE, aos alunos da turma B, agora no 9° ano, aos encarregados de educação que se envolveram na preparação de alguns docinhos e na aquisição de alguns exemplares de Histórias de Ajudaris 16, aos professores, funcionárias, técnicas e amigas que tambem compraram o seu exemplar. Obrigada à vida e à vontade de chegar mais perto de quem precisa!

    ResponderEliminar