sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Newton Gostava de Ler! um recurso pedagógico!

O Projeto Newton Gostava de Ler! concretizou-se, uma vez mais, na nossa biblioteca, no dia 29 de novembro, para as turmas 7ºA e 7º D e no dia 30 de novembro, para as turmas 7ºB e 7ºC, através da realização do módulo “Química em festa!”.
A profª Emília Melo, que leciona às referidas turmas a disciplina de Físico-Química, ciente da importância de práticas pedagógicas diferenciadas, propôs à professora bibliotecária a realização das 4 sessões.
O livro apresentado foi Sua Senhoria, A Fada, de Bruno Santos. Na atividade prática, os alunos puderam aprender como se pode fazer “Água de colónia” (ambientador), um “Candeeiro de lava” e  um “Bolo na caneca”. Presenciaram a técnica da maceração utilizada no processo de produção das águas de colónia, a reação da pastilha efervescente na água que formou um ciclo de bolhas de gás, parecendo uma verdadeira lâmpada de lava e que as micro-ondas aumentam a agitação das partículas que constituem os alimentos. O entusiasmo e a gulodice foram postos à prova quando confecionaram e provaram a sobremesa rápida e saborosa.

Click to play this Smilebox slideshow


Num ambiente de diálogo informal, ocorreu a realização destas experiencias e a exploração dos conteúdos científicos. O Projeto Newton é, sem dúvida, um recurso pedagógico que estimula a aprendizagem, contribuindo para a construção do conhecimento!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário