domingo, 4 de dezembro de 2016

Ciclo de Workshops – Motivação – Eu e a escola!

Dando continuidade ao ciclo de Workshops Temáticos, dinamizados pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), entre 14 e 25 de novembro, foram realizadas na biblioteca escolar, onze sessões sob o tema “Motivação – Eu e a escola!”.
A mediadora escolar, profª Joana Inácio, com o objetivo de refletir sobre situações/contextos reais recorreu a um jogo lúdico - a “bola melancia” que apresentava questões e situações que careciam de resposta pessoal direta – para lançar o diálogo e provocar a troca de ideias, que decorreu num clima afável e de compreensão recíproca.



A dinâmica e perspicaz psicóloga manteve uma comunicação fluida com os alunos das turmas 5ºF, 5ºI, 5ºJ, 5ºG, 6ºB, 6ºD, 6ºE, 6ºF, 6ºH, 6ºI, 6ºJ, 6ºL, 7ºC, 7ºD, 7ºE, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºB e 9ºE. Sublinhou a importância da perseverança e de algumas atitudes que também contribuem para uma maior motivação pessoal, como: acreditar em si mesmo, valorizar as qualidades, acreditar nos sonhos, estabelecer metas e objetivos, acreditar no potencial, agir com entusiasmo, evitar pessoas negativas e nunca desistir, fatores que contribuem para o aumento do bem-estar, do sentimento de competência e de autodeterminação da pessoa.
No final de cada sessão, o visionamento do vídeo motivacional Os sonhos escolhem pessoas levou a refletir:

As pessoas não escolhem os sonhos, os sonhos escolhem as pessoas
Nós temos um dom chamado vida, não desperdice.
O passado não te define. Pelo contrário, você renasce a cada momento.
Se você não usar o seu dom, você não trairá apenas a si mesmo, mas a todo o mundo (…)

Parabéns pela iniciativa, tão importante no desenvolvimento de atitudes, de tomada de decisão e de construção da identidade!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário