sábado, 25 de maio de 2013


Rebecca Abecassis na BE!

A jornalista Rebecca Abecassis, no âmbito da comemoração da “Semana da Europa”, (atividade dinamizada pelo grupo de Geografia em parceria com a BE) esteve na nossa biblioteca, no dia 9 de maio, para realizar uma palestra sob a temática “Viver na União Europeia”.

A sua simpatia e naturalidade cativaram de imediato alunos e professores que participaram na atividade. Detentora de um sólido percurso académico, que inclui uma licenciatura em Ciência Política, uma Pós-Graduação em Jornalismo (Sorbonne Nouvelle, Paris) e em Televisão, um estágio na ‘France Press’, na revista ‘Nouvel Observateur’ e ainda uma experiência na rádio. Passou pela BBC World Service e pela cadeia de televisão CNN. O regresso a Portugal, em 1996, trouxe-a até à RTP. Com a experiência adquirida no estrangeiro, começou a escrever na área internacional do jornal ‘Independente’, e atualmente desempenha funções na SIC, onde é editora/coordenadora do “Programa Europa XXI”.

Este excelente Programa com quatro rubricas: Retratos Europeus (apresentação de perfis dos eurodeputados portugueses atualmente ativos no Parlamento Europeu); Eco Vidas (divulgação dos melhores exemplos europeus na área do ambiente, ecologia e desenvolvimento sustentável); Univ Europa (reportagens sobre as melhores universidades da Europa) e Euro Caras (entrevistas com personalidades portugueses e estrangeiros de destaque da União Europeia) constitui um ótimo projeto na formação da cidadania e construção do pensamento autónomo e crítico de todas as pessoas, especialmente dos jovens, incentivando à construção de valores que conduzam à formação ética e moral.

Depois de um relato entusiástico da sua experiência como jornalista respondeu, amavelmente, a todas as questões colocadas pelos alunos, revelando um firme sentido ético e uma erudição fora do comum, que fascinou toda a assistência.

Click to play this Smilebox scrapbook
 
 
Em nome da escola um muito obrigado pela sua presença!

 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário