domingo, 26 de maio de 2013


Sessão na BE no âmbito da Educação Financeira

Oradora Drª Rita Ferreira de Almeida

 
No dia 15 de maio, a convite da profª Leonor Gomes, a Drª Rita Ferreira de Almeida, jurista do banco BPI e autora do livro “Tu e o Dinheiro” esteve presente na BE, para transmitir conhecimentos relevantes sobre o valor do dinheiro, a conta bancária, o cartão de crédito, o cartão de débito e a poupança.

O convite foi efetuado no âmbito da “Educação Financeira” – temática abordada em Formação Cívica – e envolveu os alunos das turmas B, C e J do 5º ano de escolaridade, que foram orientados pelos seus diretores de turma na elaboração de trabalhos relativos ao tema tratado, que foram expostos na biblioteca escolar.

Logo, à entrada do polivalente, a exibição de um criativo painel informativo/decorativo, elaborado pelos professores António Santos e Filipa Góis, fazia a divulgação da sessão.

A BE apresentava painéis de algumas ilustrações do livro “Tu e o Dinheiro” (pintados pela AO Graça Moreira), um placar com a explanação da “Breve História da Moeda” e a exposição de trabalhos realizados pelos alunos.

Em jeito de boas-vindas a turma B, cantou, com coreografia à maneira, a canção dos Abba, “Money, Money, Money”, em que se argumenta que o dinheiro, só o dinheiro é que permite realizar os sonhos e que não há nada como viver no mundo dos ricos. O momento musical continuou com a apresentação da canção, pela turma C, também coreografada, de Jessie J, “Price tag”, que pelo contrário rebate essa mensagem e afirma, como nos nossos provérbios populares, que “Dinheiro não traz felicidade” ou que “Amigo verdadeiro vale mais do que dinheiro”. A dicção correta das palavras, em língua inglesa foi orientada pela profª Maria das Dores Silva e as coreografias foram criadas pelos próprios alunos.

Depois foi a vez de ouvirmos a explicação de uma verdadeira “entendida” na matéria, que cativou logo a assistência pela simpatia, genuinidade, dinamismos expressos no diálogo, criando-se um profícuo clima de interação.

No final da sessão, o assistente de marketing, que acompanhou a Drª Rita, fez uma apresentação em slideshow de vários diapositivos sobre o tema, que complementaram os assuntos transmitidos.
 
Click to play this Smilebox scrapbook

A encerrar a sessão e em forma de agradecimento foi oferecido à Drª Rita Almeida um quadro pintado pelo professor Eduardo Ribeiro, inspirado no livro escrito pela jurista.

 
À Drª Rita Almeida e ao BPI um muito obrigado!

 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário