sexta-feira, 17 de maio de 2013


O Projeto Newton na BE continua a surpreender!
 Módulo VI “Criar Dunas

No passado dia 9 de maio, no espaço da biblioteca escolar, realizou-se, uma vez mais, uma sessão do Projeto Newton, relativa ao Módulo VI, com a temática “Criar Dunas”. Mal os alunos entraram na BE depararam com uma duna pintada pela AO Graça Moreira e a exposição de areia, conchas, búzios, cartas e coleções aguçou-lhes a curiosidade e o interesse!
 
Click to play this Smilebox collage
 
 
Criada a atmosfera, a professora bibliotecária iniciou a sessão com a apresentação e a leitura de alguns capítulos do livro Diógenes, de Pablo Albo. Diógenes tinha um passatempo: colecionar coisas. O problema é que colecionava todo o tipo de coisas que encontrava, apanhava-as e levava-as para casa. Os pais, irmã, irmão mais novo, avós, com quem ele vivia também tinham o mesmo entretimento: colecionar todo o género de coisas! Os avós conheceram-se a recolher poças nos dias de chuva; a irmã mais velha (que era adolescente) juntava objetos inúteis; o irmão mais novo, qualquer coisa que pudesse contabilizar, os pais qualquer coisa e o tio que era carteiro, colecionava cartas de amor… enquanto ele esteve no ativo, nenhuma carta de amor chegou ao seu destino!

Diógenes tinha um bosque de eucaliptos, 57 bóias, um submarino e até tinha uma duna!

Estava dado o mote para a exploração da atividade experimental e seguiu-se a parte científica da sessão: criar dunas! Os alunos aprenderam como se formam as dunas e que cada uma tem um som próprio! Construíram dunas, participaram ativamente, ao desempenharem o papel de vento e ainda puderam observar, ao microscópio, vários tipos de areia.

No final, cada aluno levou duas singelas ofertas: um saquinho de areia e uma coleção de 18 cartinhas, que os cativou pela originalidade! 
Click to play this Smilebox scrapbook
 
 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário