quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

VIVER COM O HIV



No mês de dezembro, decorreu na biblioteca escolar, o Workshop Viver com o HIV, dinamizado pelo Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES), em parceria com a Associação de Pais e EE da DDJ e Associação SOL (Associação de Apoio às Crianças Infetadas pelo Vírus da Sida e Suas Famílias).

Depois das boas vindas, dadas pelo nosso Diretor, a assistente social Inês Gonçalves, da Associação SOL, juntamente com duas colegas com conhecimento específico nessa área realizaram duas sessões de formação para as turmas 5ºH, 6ºE, 7ºC e 9ºA. Começaram por explicar a diferença entre o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e a SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), esclarecendo que o primeiro é um vírus e a SIDA é a doença. Seguidamente, explicaram as formas de transmissão do HIV, abordando os comportamentos de risco e formas de prevenção. Os alunos receberam ainda panfletos informativos sobre a temática abordada.

As sessões contaram também com o testemunho real de uma jovem com HIV, que vive na “Casa SOL” e que respondeu abertamente a todas as questões que os alunos colocaram. Revelou que na “Casa SOL” existe uma proximidade afetiva, uma noção de pertença, que promove o sentimento de família.
A assistente social, Inês Gonçalves, referiu que a Associação SOL representa “solidariedade, luz, esperança, promoção da igualdade de tratamento e apoio na luta contra a discriminação e na promoção da cidadania e dos direitos do Homem e da Criança”.
No final, a Associação de Pais e EE DDJ ofereceu a recolha de bens alimentares que efetuou e que é sempre um ótimo contributo.



A BE congratula os dinamizadores da atividade e os intervenientes, por contribuírem para a melhoraria das aprendizagens dos alunos e para a sua formação enquanto cidadãos.


Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário