segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

DDJ & AJUDARIS'17
a solidariedade e a escrita de mãos dadas


Estávamos com o coração cheio de emoção para a festa de lançamento de mais um exemplar de HISTÓRIAS D'ENCANTAR. A edição de 2017!

O auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian foi o local escolhido, este ano. 
Encheu-se de cor e de entusiasmo de idosos felizes que deram o seu contributo como grupo coral, de crianças e adolescentes que cantaram, dançaram e elevaram os ânimos e ajudaram a desfazer o nervosismo. 

Um encantamento com cerca de  uma hora que nos levou a prolongar o fio dos sonhos.
(O projeto da Ajudaris nasceu no Porto e é mais a norte que costumam ter lugar os lançamentos anuais das histórias dos pequenos escritores.)
O espaço  da Gulbenkian dispensa apresentações e comentários, dada a sua respeitável projeção em eventos de caráter cultural, nomeadamente, naqueles que estão ligados aos livros e à escrita.
Para a Luna Rosa, aluna cujos textos foram escolhidos por dois anos seguidos,  o momento era muito importante, merecido, e  simultaneamente de uma enorme  responsabilidade.

Para mim, que ali estava a representar a turma com a qual me inscrevi no projeto, a DDJ e o agrupamento, no fundo, era um privilégio. 
Um momento dedicado  ao gosto pela escrita em sala de aula e à partilha do pouco que temos com quem mais precisa.

A Ajudaris, enquanto organização,  prima pelo apoio a muitas famílias carenciadas, não tendo nenhum fim lucrativo.
Estar com a Luna também me permitiu revê-la e dar-lhe um grande beijinho. Ela é o exemplo de aluno abnegado que tanto admiramos nas nossas escolas.
O balanço desta ação é muito gratificante.

Na realidade, somos muito agitados pela voragem dos dias e dos programas escolares, mas não restam dúvidas de que também devemos dar um pouco da nossa atenção, enquanto professores, a projetos que promovam valores como o da solidariedade.

Além de alunos, estamos, enquanto Escola,  a formar cidadãos livres e felizes.


Maria José Maciel
(refletindo sobre a tarde do dia 7 de dezembro)

Sem comentários:

Enviar um comentário