segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dia Universal dos Direitos da Criança


No dia 20 de novembro, celebra-se a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1898), pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo.
A Biblioteca Escolar (BE) respondeu ao desafio proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares, sobre esta temática e com base no Guia para Educadores e Professores, disponibilizado pela UNICEF (que apresenta
um conjunto diversificado de sugestões de atividades a realizar com as crianças), dinamizou em parceria com a profª Carla Sordo duas das atividades propostas:


v  Direitos da Criança em Emojis
v  Direitos, Desejos e Necessidades


De forma lúdica, mas tendo como mote uma mensagem séria, os alunos para além de aprenderem sobre os seus direitos, realizaram atividades divertidas e expressaram a sua opinião sobre questões que afetam as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis em Portugal e no mundo.


Atividade
Direitos da Criança em Emojis


A turma 6.º G, na aula de Cidadania, orientados pela diretora de turma (profª Carla Sordo), debateu os 10 direitos expressos na Declaração dos Direitos da Criança e em sessão marcada chegaram à BE munidos de diversos materiais, como tecidos, cartolinas, papel de lustro, lápis de cor, canetas de feltro, colas, etc, repletos de curiosidade e ansiosos para desenvolverem a atividade.
Na biblioteca assistiram ao vídeo “Mudar o mundo – Direitos ao Coração”, disponível no youtube. Em seguida, com o objetivo de refletir sobre direitos, foi solicitado que pensassem nos direitos da criança, que mais os marcaram e desenhassem emojis, que os representassem.
Empolgados e animados, foi com enorme satisfação, que assistimos a toda a azáfama e empenho demonstrado nas fotos que publicamos.



Atividade
Direitos, Desejos e Necessidades


Tendo como objetivos conhecer os direitos das crianças, reconhecer a relação entre as necessidades e os direitos e compreender a relevância dos direitos humanos na vida quotidiana, a turma 6.º L, participou na atividade desenvolvida na BE, tendo já sido abordados, na aula de Português, pela profª Carla Sordo.
Como motivação, assistiram ao vídeo “Mudar o mundo – Direitos ao Coração”, disponível no youtube. Divididos em dois grupos, receberam cartolinas, uma com a palavra “Desejos” e outra com a palavra “Necessidades”, assim como 24 cartões de direitos. Cada aluno retirava um cartão e mostrava aos colegas, referindo se era um desejo” ou uma “necessidade”. Debatiam em grupo e quando chegavam a consenso colavam o cartão na respetiva cartolina.
No final, apresentaram o trabalho desenvolvido ao segundo grupo, expondo a razão da sua escolha. Foram também realizados pequenos vídeos, que iremos partilhar.




Foi uma sessão divertida em que puderam expressar a sua opinião sobre questões que afetam a sua geração em todo o mundo.
A profª bibliotecária agradece à assistente operacional, Margarida Morais, a elaboração do apelativo painel “Dia Universal dos Direitos da Criança”, colocado logo à entrada da BE e à profª Carla Sordo pela cooperação constante e envolvimento nas iniciativas/projetos que contribuem para a formação pessoal e social dos seus alunos!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas





Sem comentários:

Enviar um comentário