segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A magia da Caixa de Música apresentada pelo seu ilustrador!

No dia 2 de fevereiro, a biblioteca escolar teve o grato prazer de receber o ilustrador Ricardo Jorge que, gentilmente, realizou cinco sessões de apresentação do livro A Caixa de Música, da escritora Belanita Abreu e que foi ilustrado pelo nosso convidado.
Recentemente publicado, este livro conquista-nos pelo conjunto de sentimentos que transmite e que são comuns a todos os humanos. A pequena caixa de madeira encontrada num sótão e os estados de alma de uma bailarina cativam o leitor ao longo de toda a história.
Ao longo das sessões, num ambiente informal, Ricardo Jorge falou da constituição de um livro, das técnicas utilizadas, da importância da concertação entre o escritor, o ilustrador e o designer gráfico, este último, responsável por dar ordem estrutural à informação visual impressa. A simetria entre todos resulta na configuração visual do livro que pretendem e que criaram.



Ricardo Jorge ao partilhar as ilustrações originais, a interpretação que fez das palavras escritas da escritora, os “obstáculos” que teve de superar ao ilustrar sentimentos proporcionou a todos os que assistiram, uma outra leitura, transmitida pela estória contada pelas ilustrações, que é paralela à da menina que descobre a caixa de música.
Esta é sem dúvida a mais valia do contacto direto com um ilustrador ou escritor, que expõe a sua forma de sentir e de criar, permitindo a quem assiste a descoberta de coisas novas e que neste caso, foi exequível, para as turmas 5ºD, 5ºJ, 6ºA, 6ºB, 6ºD, 6ºE, 7ºB, 8ºC, 9ºB, nove alunos do 6ºH e 6ºJ e alguns alunos da Educação Especial.
No final de cada sessão houve uma sessão de autógrafos e um breve diálogo com o ilustrador que se mostrou acessível, dialogante e sempre cordial.
A profª bibliotecária agradece aos professores António Santos, Filipa Góis e Manuela Alegre pelo painel de divulgação exposto no polivalente da escola; à assistente operacional Margarida Morais pela elaboração das graciosas bailarinas suspensas na biblioteca; à presença das representantes da Associação de Pais da DDJ e, claro, ao encantador e incansável Ricardo Jorge que nos distinguiu com a sua presença!
Votos de enorme sucesso!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário