segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Newton gostava de ler!  elo para Oficina de escrita criativa!

No dia 7 de outubro, respondendo à proposta da profª Carla Sordo, a profª bibliotecária realizou duas sessões do Módulo “Difrat’arte”, no âmbito do Projeto Newton gostava de ler!”, para as turmas 5ºG e 5ºL. No início de cada sessão, os alunos foram solicitados a colaborar na narração da história “A Princesa e o cérebro que sentia demais”, o que gerou entusiasmo e boa disposição.
A inovação sugerida pela profª Carla Sordo, foi estabelecer um elo entre a abordagem realizada na parte experimental, pintura de desenhos com várias cores e visionamento de imagens projetadas para uso de óculos Chromadepth 3D, e uma oficina de escrita criativa, formulada a partir do poema “De que cor?”, de João Pedro Mésseder, retirado do livro “De que cor é o desejo?”.
Da ideia passou-se à prática. Tendo como exemplo alguns versos do poema referido, os alunos fizeram uma análise íntima e reflexiva sobre si mesmos e escreveram um pequeno texto criativo, respondendo às questões “De que cor é a tristeza? De que cor é o amor? De que cor é a raiva? De que cor é a amizade? De que cor é a esperança?”, desenvolvendo a criatividade, a imaginação e a sensibilidade através das palavras.



Com esta atividade ficou demonstrado que os alunos quando são familiarizados com composições escritas, perdem o medo das palavras, dão asas à imaginação e descobrem o sentido estético das palavras. Prometemos, desde já, publicar alguns textos, testemunho desta experimentação de técnicas e estratégias da escrita.
Parabéns, profª Carla Sordo, por esta magnífica iniciativa!

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário