segunda-feira, 13 de junho de 2016

Difrat’arte! um fenómeno ótico!

Nos dias 7 e 8 de junho e no âmbito do Projeto “Newton gostava de ler!”, a profª bibliotecária realizou duas sessões do Módulo II, do ano letivo 2015-2016, denominado, “Difrat’arte”, para as turmas 6ºC e 6ºL, respetivamente.
A profª bibliotecária, antes de iniciar a leitura da história “A Princesa e o cérebro que sentia demais”, identificou as personagens imprescindíveis da história, nomeadamente: princesa, príncipe, rei, rainha e cavaleiro desconhecido, solicitando aos alunos que quando pronunciasse essas palavras, eles teriam que efetuar gestos, previamente acordados. Esta abordagem interativa da história despertou curiosidade e entusiasmo, causando animação e boa disposição. É ainda de realçar que a leitura contou com “presença” da princesa, engenhosamente criada pela assistente operacional da BE, Margarida Morais, que surpreendeu e captou elogios por todos os que se deslocaram à BE.
Após a leitura, os alunos visionaram imagens projetadas, utilizando óculos Chromadepth 3D e pintaram um desenho com várias cores, que observaram com os óculos, vendo que os objetos adquiriram profundidades diferentes consoante a cor que escolheram. Desta forma lúdica, ficaram a conhecer conceitos como: a refração, a reflexão, a difração e a dispersão da luz e os fenómenos óticos.


Click to play this Smilebox slideshow


A profª bibliotecária agradece o empenho da AO Margarida Morais no apoio à atividade e a colaboração da profª Carla Sordo que proporcionou à sua turma (6ºL) uma oportunidade de aprender, que integra diversos recursos e que promove a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

1 comentário: