segunda-feira, 6 de junho de 2016

Chá com Poemas 2016

No dia 27 de maio, a nossa biblioteca foi, como é habitual, o local de eleição para a realização do "Chá com Poemas", atividade dinamizada pelas professoras Carla Sordo, Gracinda Mateus e Lígia Freitas.
Como o próprio nome sugere, trata-se de um momento em que a linguagem poética impera. Os recursos com efeitos sonoros e rítmicos põem em evidência a forma da mensagem e o valor metafórico evidencia-se, surpreende, distanciando-se da lógica ou provocando um efeito humorístico captando, desta forma, a atenção do destinatário para a mensagem.
A atividade iniciou com um perfeito momento musical, em que a profª Joana Pedro encantou, tocando e cantando as canções "Problema de Expressão" (Clã) e "Chuva" (Mariza), seguido da atuação do aluno, Duarte Lage, das suas aulas de Guitarra.
Criado o ambiente, foram partilhados poemas de Eugénio de Andrade, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Sena, Roald Dahl, misturados com letras de canções de António Variações, Miguel Araújo, Boss AC, Clã, Onda Choc, variados textos, que contagiaram a plateia, pairando no ar boa disposição, culminando na participação do prof. João Brito com a história “A Gata Borralheira”, de Roald Dahl, do livro “Histórias em verso para meninos perversos”. O momento cultural prolongou-se no lanchinho de confraternização.
É de realçar a deslumbrante decoração realizada pela assistente operacional Margarida Morais, que com as suas “mãos de fada” executou diversas espécies de flores em cartolina e decorou os abajures, em que borboletas e flores, colocadas de forma harmoniosa, conferiam um sentido estético à ornamentação.


Click to play this Smilebox slideshow


Os alunos portaram-se maravilhosamente (parabéns sobretudo aos alunos das turmas 6ºL e 6ºH), os pais, avós, tios, sobrinhos e irmãos também participaram e até já se "inscreveram" para o próximo ano letivo!
Alguns professores bibliotecários de outros agrupamentos também estiveram presentes. A coordenadora de estabelecimento, profª Mª João Gabriel, antigas alunas, a profª Carmen Lourenço e o seu filho Henrique “atuaram” tornando ainda mais especial este momento.
No final da atividade, todos puderam levar uma lembracinha elaborada pelos alunos em EV e ET, para o “Dia da Poesia”.
A profª bibliotecária agradece a todos os que estiveram presentes e que contribuíram para o sucesso da atividade, nomeadamente, à AO Irene Matos.

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário