terça-feira, 26 de abril de 2016

Leituras & Experiências na BE!

O projeto “Newton gostava de ler!” reúne duas premissas que, habitualmente, nem sempre se associam: leitura e experiências. Estas entrelaçam-se, geram curiosidade nos alunos e professores evidentes na realização de diversos módulos, no espaço da biblioteca escolar, tendo como objetivo a promoção da autonomia e as aprendizagens dos alunos.

Gelado Científico”
(Módulo I – 2ª série)

Em abril, no dia 8, a turma do 8ºC e no dia 14, a turma do 8ºB acompanhadas pela profª Maria Bravo, no âmbito da disciplina curricular de Física e Química, participaram no módulo “Gelado Científico”. Os alunos, após assistirem à projeção do trailer oficial do filme “O Grande Milagre” (regaste de três baleias presas no gelo, no Alasca) e de uma parte do filme “A Idade do Gelo 2 – Descongelados”, realizaram a parte experimental: confeção de gelado, com ingredientes de custo acessível, sem utilização de frigorífico.
O entusiasmo foi visível durante a realização da experiência, como podemos constatar pelas fotos!



Creme de mãos”
(Módulo I – 4ª série)

No dia 14 de abril, pelas 14.10h, os alunos do 8ºC, acompanhados pela profª Emília Melo, puderam usufruir de mais uma oportunidade aprendente, integrada no projeto “Newton gostava de ler!” ao participarem no módulo “Creme de mãos”.
No início da sessão, a profª bibliotecária leu um excerto do “Monólogo das mãos”, de Giuseppe Ghiaroni, relatando as ações que as nossas mãos são capazes de fazer, desde os gestos mais simples, aos factos mais extraordinários!
Seguidamente, a profª bibliotecária solicitou aos alunos que identificassem os sentimentos/emoções que exprimiu através de gestos e sinais e que foram facilmente reconhecidos.
Após este “jogo lúdico” visionaram um PowerPoint relativo à constituição da pele, conceitos de impermeabilização, proteção, termorregulação e funções sensoriais. As mãos para estarem hidratadas, necessitam de ser protegidas, assim, os alunos, na parte experimental, produziram um suave creme de mãos deixando uma fragância de jasmim na pele e na atmosfera da BE!



Professora Bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário