segunda-feira, 25 de abril de 2016

“Newton gostava de ler!” … motivação para a leitura e ciência!

Nos dias 7 e 13 de abril, no espaço da biblioteca, foram realizadas mais duas sessões de formação do projeto “Newton gostava de ler! Desta vez o tema foi a cristalização.
No primeiro dia, a sessão envolveu os alunos da turma 8ºE e no segundo dia, os alunos da turma 8ºD, que acompanhados pela profª Emília Melo participaram no Módulo III – 2ª série – “Cristaliza esta ideia!”.
As sessões foram iniciadas com a leitura expressiva da história “Castigo de Sal" (do livro “Lendas do Mar”, de José Jorge Letria) efetuada pela profª bibliotecária, tendo como apoio o livro ilustrativo de grandes dimensões, realizado pela profª Carla Sordo e assistente operacional Graça Moreira.
Seguidamente, os alunos visionaram um PowerPoint relativo à temática e que apresentava a “História do banho” ao longo do tempo (Egipto, Grécia, Roma, Idade Média até à atualidade). Estava dado o mote para a atividade experimental, em que os alunos confecionaram os seus sais de banho, utilizando materiais de custo acessível: cloreto de sódio (sal de cozinha), corante alimentar, alfazema e óleo essencial de jasmim. A alfazema para além do aroma fresco e agradável é relaxante, cicatrizante e desinfetante. O jasmim, também aromático, possui um efeito antidepressivo, relaxante e é muito usado para combater insónias e suavizar peles secas e sensíveis.


Click to play this Smilebox slideshow


No final das sessões, o aroma agradável aliado à curiosidade e satisfação dos alunos superou as expetativas e provou uma vez mais, que a promoção da cultura científica funciona como complemento do ensino formal!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário