sábado, 5 de março de 2016

“Lenços Franceses” na BE!
No âmbito da comemoração do “Dia dos Namorados”, os alunos do 8º ano de escolaridade, na disciplina de Francês, motivados pelas professoras Ana Paula Figueiredo e Isabel Couto elaboraram “Lenços Franceses”, que foram expostos, na biblioteca e que captaram a atenção dos utilizadores da BE, pela beleza dos versos bordados e desenhos com simbologias próprias.



Antigamente, a confeção dos lenços era considerada um ritual de conquista. As raparigas apaixonadas bordavam o seu lenço e entregavam-no ao rapaz amado. Se o rapaz usasse o lenço publicamente era sinal que tinha dado início a uma relação amorosa, caso contrário, significava que não correspondia ao amor demonstrado pela rapariga.
Pensa-se que a origem dos "Lenços de Namorados", também conhecidos por "Lenços de Pedidos" esteja intimamente ligada aos lenços senhoris dos séculos XVII - XVIII, que posteriormente foram adaptados pelas mulheres do povo, adquirindo um aspeto mais popular.
As referidas professoras estão de parabéns por darem importância às tradições culturais, que servem de ponte entre o passado e o presente, estimulando nos alunos a criação de laços de continuidade e identidade.
            Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário