domingo, 6 de março de 2016

António José Pais Dias … uma lição de vida!


Foi com aprazimento, que no passado dia 19 de fevereiro, recebemos o escritor António José Pais Dias, no próprio dia em que completou 72 anos!
Natural de São João da Tarouca, uma “grande aldeia, entre rio e montanhas, entre prados e pinhais”, revelou possuir uma douta sapiência, cativando a plateia pela sua autenticidade, capacidade em comunicar, expressando de forma ímpar o seu universo interior. Sensível aos sentimentos humanos, expos a sua infância e árdua vida. O que foi para os presentes uma verdadeira “lição de vida”! Partilhou algumas das suas mais genuínas caraterísticas, nomeadamente: manuscrever e ou datilografar os seus livros, utilizar a velha máquina de escrever, corrigir os erros, sem os apagar, não ajustar as linhas, os espaços, as margens, como o próprio diz “… porque não consigo domesticar/dominar esta minha hiperativa secretária Capri. Verá agramaticais separações de palavras. Tudo feito ad hoc/adrede propositadamente (…). Quem não tem computador, datilografa. Quem não quer correções, manuscreve”, ignora a “inspiração” pois no quotidiano escreve sempre numa simples folha de papel (que traz sempre consigo) o que sente ou o que lhe ocorre no momento. Ele próprio é que custeia a impressão dos seus livros, que são oferecidos e não para venda!
As capas dos seus livros, sempre esverdinhados, traduzem a ligação à terra, à natureza, a que se orgulha de pertencer. Escreve em prosa, em poesia e como gosta de denominar, ainda “livros-jornais”.
Após a sua apresentação, distribuiu a cada aluno uma cópia do seu diploma da 4ª classe, para que pudessem analisar e compreender os elementos nele inscritos. Exibiu a “sacola” que levava para a escola, explicando a sua função (para além dos livros, também servia para levar o almoço) e confidenciou que frequentou o Seminário, pois a família queria que seguisse a vida religiosa. Os seus estudos primaram pela exigência, própria do sistema educativo da época, aprendeu latim (que muitas vezes utiliza nos seus escritos), bem como conhecimentos de ciências, geografia, história, matemática e outras ciências sociais que se traduzem na especial preparação cultural que detém.
Nas duas sessões é de destacar a leitura de poemas e a ligação com o neto, Rodrigo Alexandre Paula, que frequenta a turma 5ºH, patente na leitura que preparou com o mesmo e que comoveu a plateia.
No final, cantou-se os parabéns e ao soprar as velas sentimos que a sua carreira de escritor perdurará. Como confidenciou, já tem “na forja” o título para um novo livro!



A profª bibliotecária agradece à profª Gracinda Mateus que proporcionou este encontro, à assistente operacional Graça Moreira pelo painel e desenho e ao escritor as ofertas para a biblioteca (livro Do Chão do Monastério, poemas manuscritos, uma peça teatral e diversos “livros-jornais”) que enriquecem o fundo documental e são testemunho de um verdadeiro artista na arte de escrever!
Ao escritor, António José Pais Dias, um bem-haja!
Estaremos sempre de “portas abertas” para o receber!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário