domingo, 21 de junho de 2015

“NEWTON gostava de ler!” … para pais & filhos



No encerramento do ano letivo (dia 12 junho), a profª bibliotecária dinamizou, na biblioteca, a sessão “Cristaliza esta ideia!”, no âmbito do Projeto “NEWTON gostava de ler!”, para pais/encarregados de educação/familiares. Este projeto resulta da articulação entre a Rede de Bibliotecas Escolares, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e Centro de Ciência Viva de Sintra, que tem como objetivo principal criar um programa anual de leitura de livros de ciência com realização de pequenas atividades experimentais, na biblioteca escolar, envolvendo materiais de baixo custo e replicação simples (em casa ou na sala de aula). De uma forma lúdica, promove-se o gosto pela leitura, possibilitando momentos de experimentação, difundindo-se a cultura científica e tecnológica.
Desta forma, a BE facilita a aquisição de competências de informação, estimula o prazer da leitura e desenvolve hábitos de trabalho conducentes à autonomia e gosto pela aprendizagem ao longo da vida.
Após a leitura da lenda “Castigo de Sal”, de José Jorge Letria, passou-se para a parte experimental, em que pais/EE/familiares e educandos confecionaram, de forma entusiástica, cheirosos sais de banho!
Para encerrar a atividade em beleza, a turma 5ºC, sob a direção da profª Gracinda Mateus, apresentou a leitura teatralizada do texto dramático “ A Verdadeira História da Batalha de São Mamede”, de Inácio Nuno Pignatelli, que gerou boa disposição, expressa nos rostos sorridentes dos “atores” e público.
Partilhamos as fotos que testemunham o sucesso da atividade!


Click to play this Smilebox slideshow


Nota: Durante a sessão, foi com enorme satisfação que a profª bibliotecária entregou o “Prémio Melhor Leitor” às alunas Marta Alexandra Pires de Sousa, da turma 5ºC e à aluna Ana Teresa dos Santos Correia*, da turma 8ºF e ainda um dos prémios do Concurso Ortográfico à aluna Luana Santos Rosa, da turma 9ºE.

Parabéns às alunas premiadas e que sirvam de incentivo a outros alunos da nossa escola!

*A Ana Teresa é já uma leitora proficiente uma vez que não se limita a descodificar as palavras que compõem o texto escrito, mas já constrói sentidos, mobilizando, para isso, um conjunto de saberes. A Ana Teresa é por excelência uma leitora do século XXI, que reconhece a importância da compreensão na leitura para o exercício pleno de uma cidadania responsável e ativa. É com orgulho que te atribuímos este merecido prémio!

Profª bibliotecária

Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário