quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014


Newton gostava de ler! – Anima de novo a BE

 

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a BE transformou-se novamente num “laboratório”, tendo-se realizado duas sessões, no âmbito do Projeto Newton, relativas à temática da “Biodiversidade da Manta da Morta”.

Assim, as turmas do 8ºE e 8ºD acompanhadas pela professora Marta Ascensão (que leciona a disciplina de Ciências Naturais) apreciaram a leitura expressiva do livro Há um Cabelo na Minha Terra!, de  Gary Larson (efetuada pela professora bibliotecária); relembraram alguns conteúdos abordados nas aulas (biodiversidade; cadeia alimentar; constituição da manta morta; formação do húmus; constituição do solo) e passaram, com entusiasmo à parte experimental!

Cada grupo de trabalho examinou uma amostra de manta morta e com a ajuda de pinças e lupas encontraram belos exemplares de minhocas (comprovados pelas fotos que partilhamos convosco!), uma carcoleta e alguns vermes.

O entusiasmo que se gerou foi tal, que muitos alunos deixaram de parte as luvas e não hesitaram em segurar os seres vivos encontrados, de forma tão natural que nos deixou perplexos e satisfeitos por realizarmos este projeto que alia a leitura à realização de atividades experimentais!

 
Para além da professora Marta Ascensão, parceira fundamental na realização deste módulo do Projeto Newton, registamos ainda a presença da professora Susana Dias (diretora de turma do 8ºE) que testemunhou o interesse revelado pelos alunos.

Gostaríamos ainda de realçar e gratular o comportamento exemplar e empenhado que estas duas turmas demonstraram ao longo de toda a atividade!

 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário