domingo, 9 de fevereiro de 2014


Newton gostava de ler!

A professora Berta Bagorro (profª de Ciências Naturais do 3º ciclo) agendou com a profª bibliotecária a realização do Módulo II a “Biodiversidade da Manta Morta”- no âmbito do Projeto Newton gostava de ler! - para as suas turmas do 8º ano.

Este projeto resulta de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Ciência Viva de Sintra, que tem como objetivo principal a criação de um programa anual de leitura de livros de ciência, com a realização de pequenas atividades experimentais no espaço da biblioteca.

Desta forma, foram realizadas três sessões: no dia 28 de janeiro, a turma 8ºA, no dia 29 de janeiro, a turma 8ºC e no dia 6 de fevereiro, a turma 8ºB. As sessões foram iniciadas com a leitura de excertos do livro Há um Cabelo na minha Terra!” de Gary Larson, apoiada pela exibição de ilustrações do livro, que serviram de complemento à leitura. O humor da narrativa arrancou sorrisos, e expôs a diferença entre a visão idealizada que temos da Natureza e a realidade da vida dos seres vivos.

Seguidamente, uma apresentação em PowerPoint abordou vários conceitos/conteúdos programáticos, nomeadamente: biodiversidade – sua importância e ameaças; cadeia alimentar; constituição da manta morta; formação do húmus e constituição do solo.
 
 
A finalizar a sessão, os alunos analisaram várias amostras de manta morta e, com a ajuda de uma lupa de mão, procuraram seres vivos que colocaram com uma pinça em caixas transparentes. O entusiasmo e o envolvimento dos alunos, nesta fase da atividade, são bem visíveis nas fotos que publicamos.
 
A certeza de que foi uma aula diferente e que cativou os alunos, pela avaliação que fizeram da atividade, deixa-nos motivados para a realização de novas sessões.

Agradecemos à profª Berta Bagorro a articulação que fez entre a atividade e a sua planificação curricular, contribuindo para a valorização da BE nas aprendizagens!

 

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário