quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Segurança na Internet
A DDJ sempre à frente na prevenção
 

Semana da Internet Mais Segura decorreu na semana de 10 a 14 de fevereiro, associada ao tema ”Juntos vamos criar uma Internet melhor”.

A Biblioteca Escolar em parceria com o professor Nuno Sousa, docente de TIC, promoveu uma série de atividades com o objetivo de consciencializar os alunos, que navegam diariamente na Internet, que para além de ser um meio de inesgotáveis recursos apresenta alguns riscos associados.

A BE disponibilizou uma série de materiais, nomeadamente: o vídeo “Phineas e Ferb – Regras para Navegar no Ciberespaço”; as tiras (do site SeguraNet) relativas às temáticas “Vírus informático”, “A veracidade que se encontra na net”, “Proteção de dados”, “Sentido crítico”, “Fuga de informação” e “Copiar e colar” dirigidos sobretudo aos alunos do 2º ciclo, para além dos jogos – Palavras Cruzadas, Sopa de Letras, Onde estão os CD?, Jogo da Galinha, Jogo dos Blocos, Verdadeiro ou Falso?, Descobre as diferenças , Jogo do Galo, Puzzles, Pintar, Jogo de pares e o Grande Desafio! Para o 3º ciclo, os materiais facultados foram: o vídeo “Navegue com segurança em sua casa” e a apresentação de duas imagens, a primeira, em que se visiona uma jovem a falar pelo chat com alguém cujo semblante está tapado. É solicitado aos alunos que se coloquem no ponto de vista da jovem e que tracem o perfil da pessoa com quem está a comunicar. Após um debate, é efetuado o registo das conclusões. Seguidamente, é apresentada a imagem completa e os alunos acabam por questionar a credibilidade das suas declarações, pois o utilizador não corresponde ao perfil real. Também foram indicados jogos aconselhados pelo site SeguraNet para este ciclo de escolaridade - Jogos em cruzadas, Questionário, Puzzles, Sopa de letras, Verdadeiro ou Falso?, Jogo dos blocos, Caça palavras! E o Grande Desafio!
 
 
 
O professor Nuno Sousa, parceiro imprescindível nesta missão, realizou, na BE e em contexto sala de aula, inúmeras sessões de sensibilização, envolvendo alunos do 2º e 3º ciclo, com o intuito de incutir nos alunos comportamentos mais informados para que a navegação na Internet seja mais segura. Através da apresentação em PowerPoint de situações correntes e visionamento de vídeos, os alunos apercebem-se que a prevenção é fundamental para que o uso da Internet seja uma experiência mais segura.
 
 



A profª bibliotecária agradece aos coordenadores de diretores de turma, a todos os diretores de turma/professores que se aliaram a estas iniciativas pois ”Juntos vamos criar uma Internet melhor”!

 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário