segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


"Newton gostava de ler!"

Módulo III – “As palavras também têm pH”
 
A 3ª sessão do projeto “Newton gostava de ler!”, relativa à temática “As palavras também têm pH” captou imediatamente, a curiosidade dos alunos do 5ºB, que ao avistaram uma mesa posta com alguns materiais, uma jarra com rosas vermelhas começaram logo a tentar adivinhar o assunto que seria apresentado. Ao lado, um colorido cenário, elaborado pela AO Graça Moreira, dava o mote para a leitura do livro exposto “As coisas mais belas do mundo", de Valter Hugo Mãe.

A sessão iniciou-se com a leitura, efetuada pela profª Lígia Freitas, de excertos do livro, que relata a história de um menino que, desafiado pelo avô, através de enigmas, perguntas e respostas, procura conhecer os mistérios da vida. Quando o avô lhe pergunta “Quais são para ti as coisas mais belas do mundo?” o menino responde que são as coisas que se vêem, como as estrelas, o mar, o pôr-do-sol, o sítio onde vivem (Curral das Freiras – na Madeira), a lua, o sol, as nuvens, a chuva, os peixes, o circo … então, o avô questiona se não serão os sentimentos, as coisas invisíveis, aquelas que pensamos, sentimos os sonhamos, como a amizade, a honestidade, o saber respeitar, a generosidade, o amor, o ser fiel e o ser educado!

A grande mensagem deste livro é “A cada um de nós cabe fazer um esforço para ser melhor, fazer melhor, cuidar melhor de nós próprios e dos outros. A cada um cabe a obrigação de cuidar do mundo, porque o mundo é um condomínio enorme onde todos temos casa (…) não devemos ficar parados à espera que algo aconteça. A magia (…) vem da possibilidade de fazermos acontecer. Para que nunca se esqueçam desta mensagem foi distribuído aos alunos um cartão com a frase “Eu prometo viver procurando”, que eles assinaram e que guardarão consigo, para se lembrarem deste compromisso.
Depois veio a parte experimental onde puderam identificar os constituintes de uma flor, extrair de uma flor um indicador natural de pH e testar o carácter ácido e básico de algumas substâncias do dia-a-dia. Cortaram as pétalas de rosa que maceraram num almofariz, adicionando um pouco de álcool etílico e filtraram o extrato obtido. Numeraram 9 tubos de ensaio, de 1 a 7, colocaram um pouco de água e adicionaram as seguintes substâncias: vinagre, ácido bórico, sal de cozinha, bicarbonato de sódio, limpa-vidros, anti-calcário e desentupidor de canos. A partir das observações experimentais os alunos ordenaram os produtos fornecidos de acordo com a sua acidez, do mais ácido para o mais básico.
Seguidamente, substituíram as pétalas da rosa pelas sépalas (parte verde), efetuaram a sua maceração, originando um extrato de cor verde, devido à presença de clorofila, que é o pigmento fundamental no processo de fotossíntese. Colocaram um pouco de água e adicionaram um pouco do extrato obtido nos tubos de ensaio, com o nº 8 e 9. Quando adicionaram vinagre e limpa-vidros, nestes tubos de ensaio, os alunos verificaram que não ocorreram alterações de cor. A partir destes resultados os alunos verificaram que a clorofila não funciona como indicador de pH.

No final preencheram uma Tabela de Registo e receberam um folheto informativo sobre esta temática, elaborado pela profª bibliotecária, para consolidarem os conhecimentos obtidos na 3ª sessão do Projeto Newton, que continua a surpreender e a maravilhar!

Click to play this Smilebox scrapbook
 
 
Profª bibliotecária
Lígia Freitas

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário