domingo, 17 de fevereiro de 2013


Atividades no âmbito da Internet Segura

 
As comemorações da Internet Segura 2013 decorreram em todo o território nacional, de 4 a 16 de fevereiro, sendo o dia 5 de fevereiro designado para celebrar o Dia da Internet Segura.
O Dia da Internet Segura (SID) é coordenado pelo Centro Internet Segura e ocorre em fevereiro de cada ano tendo como grande objetivo promover uma utilização mais segura, inclusiva e mais responsável, das tecnologias on-line e telefones móveis, especialmente entre as crianças e jovens em todo o mundo.
O tema aglutinador “Os Direitos e Deveres na Internet” teve este ano o apelativo slogan “Liga-te Mas com Respeitinho”.

 A BE, ciente da importância desta temática, ligou-se a esta iniciativa e promoveu juntamente com o coordenador de TIC, professor Nuno Sousa, algumas atividades de debate e reflexão. O referido professor realizou sessões na BE, dirigidas a todas as turmas do 5º ano, mostrando uma apresentação em PowerPoint e vídeos que retratam situações que ocorrem no quotidiano e que põem em causa a segurança do utilizador da Net.
 
Click to play this Smilebox slideshow
 
 
A profª bibliotecária elaborou materiais que disponibilizou (folheto informativo, poster com imagens dirigidas ao 2º ciclo e ao 3º ciclo) aos diretores de turma, para poderem utilizar nas aulas, apoiando a abordagem desta temática.
O professor Carlos Vaz realizou, na BE, sessões dirigidas às suas turmas, abordando este problema e utilizando materiais que ele próprio selecionou.
A profª bibliotecária agradece o apoio da coordenadora dos diretores de turma do 2º ciclo, profª Anabela Monteiro, de todos os diretores de turma que se juntaram a esta iniciativa e ao prof. Nuno Sousa pela realização das inúmeras sessões. A criação de momentos de debate e de reflexão, como os que foram realizados, desempenham um papel muito importante na promoção entre os jovens de uma utilização segura da Internet!

 Profª bibliotecária
Lígia Freitas

 

Sem comentários:

Enviar um comentário