quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Magia da Hora do Conto

Como já é tradição, a “Hora do Conto” continua a dar vida à nossa biblioteca e a promover os livros e a leitura, divulgando obras de escritores nacionais e internacionais. É já uma actividade que conquistou o seu espaço e também o seu público. Muitos alunos, querem conhecer os programas e saberem quando é que podem assistir às sessões, o que nos incentiva cada vez mais.
De uma forma lúdica os alunos ouvem uma história ou um conto, narradas expressivamente, observam o livro de onde foi retirada a história, manuseiam-no e descobrem outras histórias. Geralmente, após cada sessão, o livro apresentado é muito procurado para ser lido no espaço da biblioteca, assim como através do empréstimo domiciliário.
Os alunos, em todas as sessões, recebem um Guião de Leitura para ser preenchido, testando assim a compreensão da história, e um marcador de livros como oferta e recordação da sessão em que participaram. Nalgumas sessões, os alunos recebem ainda uma ficha “Conhecer para aprender…”, que lhes proporciona o aprofundamento de  conhecimentos a vários níveis.
No final das sessões faz-se ainda a proposta de desenvolverem alguns trabalhos alusivos às histórias que foram contadas. Alguns destes já começaram a chegar à nossa BE e, em breve, serão divulgados neste nosso blogue.

A Hora do Conto é dinamizada pelas professoras Antonieta Almeida e Lígia Freitas e por vezes conta com a colaboração da professora Joana Pedro, que a enriquece a nível musical. A assistente operacional Graça Moreira contribui com a elaboração dos cenários que recriam o ambiente propício à história contada.

Profª Bibliotecária
Lígia Freitas

Sessões já realizadas:
Em Outubro
Dia 27 – Livro “Histórias para contar em minuto e meio” – Isabel Stilwell (turma 5ºH)
Dia 28 – Livro “Histórias para contar em minuto e meio” – Isabel Stilwell (turma 5ºC)

Em Novembro
Dia 2 – Livro “Elmer” – de David Mckee (turmas 2ºC e 2ºD – EB1 JI/Mira Sintra 1)
Dia 9 – Livro “Elmer” – de David Mckee (turmas 2ºA e 2ºB – EB1 Mira Sintra 2)
Dia 11 – Livro “Histórias para contar em minuto e meio” – Isabel Stilwell (turma 6ºB)
Dia 18 – Livro “Elmer” – de David Mckee (turmas  do pré-escolar  – EB1 JI/Mira Sintra 1)
Dia 18 – Livro “Histórias para contar em minuto e meio” – Isabel Stilwell (turma 6ºN)
Dia 19 – Livro “Histórias para contar em minuto e meio” – Isabel Stilwell (turma 5ºA)
Dia 25 – Livro “Histórias para contar em minuto e meio” – Isabel Stilwell (turma 5ºJ)


Em Dezembro, vamos dedicar a Hora do Conto para divulgar histórias de Natal, em que o verdadeiro espírito natalício cative os corações!

Sem comentários:

Enviar um comentário