segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cristina Norton entre nós!

Inserido no projecto "Os Escritores vão à escola", promovido pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, a nossa escola recebeu a escritora Cristina Norton, no dia 24 de Maio, que contagiou todos com a sua simpatia e disponibilidade em interagir com todos os que a aguardavam ansiosamente.
Na decoração do espaço foi imprescindível a criatividade e o jeito artístico da Assistente Operacional Graça Moreira que pintou um enorme barco em papel cenário, que foi colocado à entrada da biblioteca e que convidava todos a entrarem no espaço da recepção; um relógio, em esferovite, relativo à história “O Ponteiro dos Minutos” e um painel sobre o livro “O Barco de Chocolate”.
Foram várias as actividades preparadas para receber a escritora e envolver a assistência: a Professora Bibliotecária elaborou o Programa, escalonou as turmas para assistirem à actividade, montou a exposição de trabalhos realizados pelos alunos e elaborou um Power Point relativo à actividade Hora do Conto - Ciclo dedicado à escritora Cristina Norton, que foi apresentado à escritora. Escreveu o Guião - Uma viagem à volta do livro "O Barco de Chocolate" - e ensaiou oito alunos da turma 7ºD, para o representarem à escritora. Fez uma adaptação para texto dramático da história "O Conto Comprido", que foi representado pela turma 5ºD. Esta actividade contou ainda com a colaboração, nos ensaios, da professora Carolina Hilário e dos professores Ana Cotter e Pedro Alves que executaram o cenário da dramatização. A turma 5ºF, tocou e cantou um rap, musicado e coordenado pela professora Joana Pedro, que os acompanhou ao som da sua viola. A aluna Juliana Gonçalves, da turma 5ºD, em representação dos alunos inscritos na Actividade de Enriquecimento Curricular "DD Jornalices", realizou uma entrevista à escritora, que foi orientada pela professora Sandra Martins.
A escritora Cristina Norton irradiou vivacidade e mostrou-se muito afável realizando um jogo de escrita com os alunos, respondendo a todas as perguntas que lhe foram colocadas e até mostrou a técnica de se acabarem com os soluços, temática abordada na história “Remédio contra os Pesadelos”.
No final da recepção, a escritora recebeu um álbum com as fotos de todo o trabalho realizado para a receber, assim como as fotos dos trabalhos dos alunos relativos às propostas efectuadas nas sessões da Hora do Conto. Recebeu ainda um marcador elaborado para o efeito e um cesto de flores em origami, elaborado pelas professoras Maria Clara Sousa, Lurdes Baía e Sara Simaria, que também presentearam a Doutora Raquel Camacho com um raminho de flores, em que foi utilizada a mesma técnica.
A encerrar realizou-se uma sessão de autógrafos e a apreciou-se um bolo (em forma de barco, é claro!), amavelmente, cedido pela Direcção.
A Professora Bibliotecária agradece a todos os participantes activos que se empenharam a fazerem desta recepção um êxito!

Sem comentários:

Enviar um comentário