sábado, 19 de junho de 2010

“Para recordar o Serão que passou connosco!”

No dia 16 de Junho, a Biblioteca Escolar deu por encerrado o seu Plano Anual de Actividades com a realização deste serão, dirigido aos pais e encarregados de educação. A festa começou com a apresentação de um PowerPoint que destacava as iniciativas mais importantes realizadas pela Biblioteca, no âmbito da promoção do Livro e da Leitura.
Seguiu-se um momento musical realizado pela turma 6ºF, sob a coordenação da professora Joana Pedro; logo de seguida, a turma 7ºD brilhou com a dramatização “Sob o Luar de Veneza”, peça original, inspirada no episódio da obra “O Cavaleiro da Dinamarca”, no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Esta dramatização foi coordenada pela professora Mª João Gabriel, com a colaboração dos professores Joana Pedro, Hernâni Santos e Manuela Costa, que tocaram divinamente e, ainda é de realçar a colaboração da assistente operacional Graça Moreira, na elaboração dos adereços.
Após esta bela representação foi a vez das leituras expressivas, a primeira feita pela aluna Luana Almeida, do 6ºB, que leu o texto “Liberdade”, de Fernando Pessoa, com o qual ganhou o Concurso de Leitura da escola, no seu ano de escolaridade; a segunda leitura, foi realizada pela senhora Carla Cunha, mãe do aluno Edgar Cunha, 6ºC, que representou brilhantemente todos os pais/encarregados de educação que participaram na nossa Semana da Leitura. Leu duas histórias, do livro “Histórias Portuguesas e São-Tomenses para as Crianças”, de Fernando Vale (a primeira, de origem portuguesa “O Ratão Pelado” e a segunda “Um Grão de Milho é o preço de um Escravo”, com características São-Tomenses); após estas excelentes leituras, seguiu-se a dramatização do “Conto Comprido”, pela turma 5ºD, uma adaptação da história com o mesmo título do livro “O Barco de Chocolate”, da escritora Cristina Norton, coordenado pelas professoras Lígia Freitas e Carolina Hilário e com a colaboração dos professores Ana Cotter e Pedro Alves na execução do cenário e da A.O. Graça Moreira, nos adereços; seguidamente, houve outro momento musical, realizado pelo 5ºF, também coordenado pela professora Joana Pedro, que alegrou e enterneceu a assistência; finalmente, o serão teve o seu desfecho com a apresentação da dramatização “Ler é viajar!”, pela turma 6ºF, uma adaptação da Fábula “A cegonha e a tartaruga”, das escritoras Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada. Esta peça, resultou de todo um trabalho de equipa encetado pelos professores Lígia Freitas (texto), Mª João Gabriel (letras das canções), Arlinda Lopes (música), António Santos e Filipa Góis (adereços) e Anabela Carlos, que se mostrou sempre disponível para nos ajudar nos ensaios.
A Profª Bibliotecária agradece a todos os participantes que tornaram possível a realização deste Serão, ao professor João Brito e ao aluno Hugo Bento, do 7ºD que montaram o som; à Direcção da escola pela coordenação logística necessária à realização desta iniciativa e aos pais/encarregados de educação/convidados que partilharam connosco este agradável momento de confraternização!
 Até para o ano!
Boas férias e boas leituras!
Profª Bibliotecária
Lígia Freitas



Sem comentários:

Enviar um comentário