domingo, 6 de dezembro de 2009

O 2º Ano na BE





O Plano Anual de Actividades da Biblioteca Escolar contempla actividades dirigidas aos alunos do 1ºCiclo, com o objectivo de se fortalecerem os laços entre a escola sede e as escolas do Agrupamento. Este objectivo só é conseguido graças à colaboração e ao empenho dos professores do 1ºCiclo, que se têm mostrado muito receptivos e dedicados, colaborando nas actividades propostas.
Neste primeiro período lectivo foram duas as actividades desenvolvidas em parceria com o 1ºCiclo, nomeadamente:
Hora do Conto – Dirigida às cinco turmas do 2ºAno;
Concurso Ortográfico – Destinado às seis turmas do 4ºAno.

De modo a englobar um leque mais alargado de alunos, desenvolvemos a “Hora do Conto” em três sessões: a primeira realizou-se no dia 30 de Outubro para a EB JI/Mira Sintra 1, em que a turma veio acompanhada pelas professoras Alice Pires e Catarina Matos; no dia 6 de Novembro foi a vez de recebermos as duas turmas da EB Mira Sintra 2 e as professoras Selma Marçal e Vera Martins e no dia 25 de Novembro recebemos as duas turmas da EB de Meleças com as professoras Célia Ribeiro e Sílvia Almeida.
Os alunos chegaram curiosos, bem-dispostos e mostraram que já tinham interiorizado as regras do “saber estar”, do diálogo e do convívio social.
Ouviram três histórias do livro “Histórias Pequenas de Bichos Pequenos”, do escritor Álvaro Magalhães, lidas pela professora Lígia Freitas, que também fez a exploração da Ficha Informativa “Aprende Mais!”, que pretendeu dar a conhecer curiosidades científicas sobre os animais retratados nas histórias.
Os alunos levaram um Guião de Leitura (para ser explorado nas aulas) e a Ficha Informativa, com as ilustrações pintadas por eles, que com certeza irão dar um colorido ao seu dossiê.
As duas primeiras sessões ainda puderam contar com um momento musical criado pela professora Arlinda Lopes, com a turma 5ºF. Os alunos, bem ensaiados, encantaram ao tocarem e ao cantarem uma alegre canção - “Hipopótamo”. A última sessão infelizmente não teve este “miminho”, em virtude da professora se encontrar doente.
No final da sessão os alunos ainda puderam dar largas à sua expressão plástica, pintando divertidas ilustrações, e como recordação da sua visita levaram um marcador de livros, em forma de hipopótamo, que foi a delícia dos “pequenos”!
O brilho no olhar, os comentários e os sorrisos não nos deixaram indiferentes e dão-nos a certeza de que estas iniciativas devem continuar!



Sem comentários:

Enviar um comentário