sábado, 12 de dezembro de 2009

Dia Internacional dos Direitos Humanos


No dia 10 de Dezembro assinalou-se o “Dia Internacional dos Direitos Humanos” na Biblioteca Escolar. A iniciativa foi empreendida pela professora Susana Lopes que convidou a Drª Maria Ângela Pires, representante da organização internacional “Amnistia Internacional”, para falar sobre a importância deste dia.

A sessão teve início com a projecção de um vídeo elaborado pela turma 5ºP, nas aulas de Formação Cívica e de Estudo Acompanhado, sob a orientação das professoras Susana Lopes e Filipa França. A música dos Beatles “Imagine” serviu de “pano de fundo” e comoveu os alunos mais atentos. Foi com entusiasmo que a turma 5ºP mostrou o trabalho que tinham realizado às turmas convidadas: 5ºI e 6ºM.
Após o seu visionamento, a Drª Maria Ângela referiu que a comemoração deste Dia é muito importante, pois serve para pensarmos que todos os seres humanos são iguais, independentemente da cor, raça, religião e que devemos agir com espírito de fraternidade. Frisou ainda que as organizações internacionais como a “Amnistia Internacional” desempenham um papel primordial na protecção de todos os que não vêem os seus Direitos Humanos salvaguardados. Não podemos ser indiferentes e pensar que o Governo faz tudo. Quando olhamos para alguém temos que ter consciência plena de que ele é um ser humano como nós. Pediu ainda aos alunos que, quando atingissem 15 ou 16 anos se inscrevessem na “Amnistia Internacional” ou noutras organizações para tornarem o mundo um mundo melhor, em que todos vissem os seus Direitos Humanos respeitados.
Quase a encerrar a sessão foi passado o filme “Kids”, em memória de Sérgio Vieira de Mello, diplomata brasileiro, funcionário da Organização das Nações Unidas e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (desde 2002,) que morreu em Bagdá, vítima de um atentado atribuído à AL Qaeda, contra a sede local da ONU.
A finalizar a Drª Maria Ângela Pires elogiou o trabalho desenvolvido pelos alunos e pelos professores, assim como o espaço onde a sessão decorreu.




Sem comentários:

Enviar um comentário