domingo, 31 de janeiro de 2016

Newton gostava de ler!” de novo na BE …
Módulo II – “Biodiversidade da manta morta”

Click to play this Smilebox slideshow
Primeiro estranha-se, depois entranha-se”
                                                 (Fernando Pessoa)

É com enorme satisfação que constatamos que a expressão da autoria de Fernando Pessoa, se aplica à dinamização do projeto “Newton gostava de ler!”, na nossa biblioteca escolar. Tal só é possível graças à colaboração dos professores que recorrem a este tipo de recursos, fora do espaço formal da sala de aula, considerando-os pedagógicos, na medida em que estimulam a aprendizagem e a capacidade de interagir contribuindo para a construção do conhecimento significativo.
Desta vez, a 14 de janeiro, a profª bibliotecária realizou duas sessões do módulo “A Biodiversidade da manta morta”, no âmbito da disciplina de Ciências: a primeira, para a turma 8ºA – professora Sandra Marques e a segunda, para a turma 8ºD – profª Catarina Maia.
A profª bibliotecária iniciou as sessões com a leitura de excertos do livro “Há um Cabelo na minha Terra” – uma história de minhocas, de Gary Larson. Seguidamente foi projetado um PowerPoint com conteúdos curriculares sobre a temática abordada, passando-se para a parte experimental em que os alunos analisaram várias amostras de manta morta e, com a ajuda de uma lupa de mão, procuraram seres vivos que colocaram com uma pinça numa caixa transparente, identificando-os.
No final, os alunos receberam um folheto – “Newton gostava de ler!” – Módulo II - Biodiversidade da manta morta”.
A profª bibliotecária agradece a cooperação das professoras Catarina Maia e Sandra Marques que promovem uma aprendizagem diferenciada nos seus alunos.

Profª bibliotecária
Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário