domingo, 22 de março de 2015

“Voltas e Revoltas da República” … de novo na BE!


Nos dias 9, 10 e 11 de março, todas as turmas do 6º ano de escolaridade tiveram oportunidade de assistir à representação da peça “Voltas e Revoltas da República”, pelo Grupo de Animação “Espantástico”, que realizaram doze sessões contínuas, no espaço da biblioteca escolar.
Esta atividade, dinamizada pelo grupo de História e Geografia de Portugal, serviu de motivação e/ou de consolidação do tema “A Implantação da República”, tendo sido abordados vários conteúdos, nomeadamente: a queda da monarquia, o regicídio de 1980, a alteração dos símbolos nacionais, a Constituição Republicana, os poderes do Parlamento, as principais medidas republicanas, a instabilidade política, o crescente descontentamento, a entrada de Portugal na I Guerra Mundial e suas consequências.
Os alunos assistiram e participaram de uma forma lúdica na representação deste acontecimento histórico, demonstrando entusiasmo, pois interagem na dramatização, o que facilita a compreensão e a aprendizagem de factos históricos!

Click to play this Smilebox collage


É de consenso comum, que as atividades educativas realizadas fora do espaço formal da sala de aula são um ótimo recurso, que enriquecem a transmissão de conhecimentos e contribuem para o sucesso da aprendizagem escolar dos alunos. Por essa razão é de valorizar este tipo de iniciativas que o grupo de HGP promove todos os anos letivos!

Profª bibliotecária
                                                                                                                            Lígia Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário